TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Termometria

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

TEMPERATURA

Termologia é a parte da Física que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento, ao resfriamento, ou às mudanças de estado físico em corpos que recebem ou cedem um determinado tipo de energia.

À Termologia, sempre aparece um parâmetro muito importante, denominado temperatura.

  • Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um sistema.

  • Dois ou mais sistemas físicos estão e equilíbrio térmico entre si quando suas temperaturas são iguais.

MEDIAÇÃO DE TEMPERATURA

Não temos condições de medir diretamente a energia de agitação das moléculas de um corpo. Então, deve ser feita por meio de um processo indireto, usando-se um segundo corpo que sofra alterações mensuráveis em algumas de suas propriedades físicas quando estiver em processo de busca do equilíbrio térmico com o primeiro. Esse corpo é chamado de termômetro.

  • Substância termométrica é aquela em que pelo menos uma de suas propriedades físicas (comprimento, volume, pressão, entre outras) varia de forma mensurável com a temperatura.
  • Grandeza termométrica é a propriedade física da substância termométrica que varia de forma mensurável com a temperatura e que é usada para medi-la

TERMÔMETRO CLÍNICO

O termômetro clínico tem por finalidade medir a temperatura do corpo. Daí ele indica apenas temperaturas com valores entre 35ºC e 42ºC.

TERMÔMETRO DE LÂMINA BIMETÁLICA

No interior de forno são utilizados termômetros que funcionam pela dilatação de uma lâmina bimetálica. Esse tipo de termômetro pode ser usado também no interior de câmeras frigoríficas e de fornos de padaria. Mas o que são lâminas bimetálicas? São lâminas compostas de duas camadas, cada uma de um metal diferente.

PIRÔMETRO ÓPTICO

Um outro modelo de termômetro é o óptico. Ele pode medir altas temperaturas utilizando a intensidade das radiações emitidas por um objeto muito aquecido. Esse tipo de termômetro é usado em fundições e siderúrgicas.

TERMÔMETRO A GÁS

Para medir baixas temperaturas, podemos utilizar um termômetro a gás, a volume constante. No resfriamento, associamos o valor da pressão do gás a um valor de temperatura. Esse termômetro é muito usado em laboratórios de pesquisa.

TERMÔMETRO DE MÁXIMA E MÍNIMA

O termômetro de máxima e mínima foi idealizado pelo cientista inglês James Six é utilizado para medir a máxima e a mínima (identificar a umidade do dar) temperatura em um determinado intervalo de tempo.

TERMÔMETRO DE RUA

Um termômetro diferente, que podemos encontrar em ruas de algumas cidades, são relógios como o da fotografia, que também registram a temperatura do ar no local. Em seu funcionamento, tal dispositivo conta com uma antena que possui em sua extremidade, um diodo semicondutor.

        Quando o ar no local esquenta (ou esfria), a corrente elétrica no diodo aumenta (ou diminui) e essa informação é transmitida ao circuito elétrico existente no interior do “relógio”, que altera o indicativo da temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com