TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The Big Bang

Resenha: The Big Bang. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

conceito Marx "herda" de Ricardo. Para ele uma mercadoria possui primeiramente um valor de uso. Possui seguidamente um valor de troca. Os dois valores estão ligados, dado que um objeto não se vende a não ser que seja útil a alguém. E, todavia, não é possível ligar o valor de troca à utilidade, porque não é verdadeiro que uma mercadoria tenha mais valor quanto mais útil é. Sendo assim, o valor de troca representa a quantidade de trabalho despendida na produção, conceito evidentemente equivocado, que mais tarde Marx melhora, quando precisa que o trabalho que é representado no valor de troca dos produtos é o trabalho "produtivo". Mais poderia escrever sobre o conceito de Marx sobre "trabalho" e "valor", mas seria por demais de prolixo para este fórum.

"O Capital" foi a suprema conquista de Marx, o centro da obra de sua vida. Seu objeto era, como Marx colocou no Prefácio ao Volume I, "revelar a lei econômica do movimento da sociedade moderna". Pensadores econômicos anteriores haviam captado um ou outro aspecto do funcionamento do capitalismo. Marx procurou entendê-lo como um todo. Coerente com o método de análise e concepção de história (discutidos nos dois capítulos anteriores), Marx analisou o capitalismo não como o fim da história, como a forma de sociedade correspondente à natureza humana, mas como um modo de produção historicamente transitório cujas contradições internas o levariam à queda.

Pode ser útil para leitores não familiarizados com a "sombria ciência" da economia (como a chamava Thomas Carlyle) esboçar brevemente o objeto deste capítulo. Ele começa com a pedra angular de "O Capital", a teoria do valor-trabalho, segundo a qual as mercadorias - produtos vendidos no mercado - são trocadas em proporção ao tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção. Nós veremos como essa teoria sublinha a abordagem de Marx da exploração capitalista, pois é a mais-valia criada pelos trabalhadores a fonte dos lucros sobre os quais o capitalismo, enquanto um sistema econômico, se apoia. A competição entre capitais - sejam capitalistas individuais, companhias ou mesmo nações - cada um tentando abocanhar a maior porção da mais-valia, leva à formação de uma taxa geral de lucro e, portanto, como veremos, a uma modificação na teoria do valor-trabalho. A concorrência também dá lugar a uma tendência para uma queda na taxa de lucro, que é a causa fundamental das crises que afligem regularmente o sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com