TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos sintéticos

Tese: Produtos sintéticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

São produtos sintéticos solúveis em água, onde a base não é o solvente. Usadas até pouco tempo apenas em paredes de alvenaria, as tintas à base de água estão conquistando novos mercados e hoje são aplicadas em superfície de aço carbono, resistindo em alguns casos à corrosão e ao intemperismo. É uma pintura menos tóxica do que uma à base de solventes tem o odor reduzido, mas não é completamente livre de compostos orgânicos voláteis (VOC), ou é ecológica como muitas indústrias as classificam. São muito utilizadas nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e hospitalares. Nesse tipo de tinta podem ser encontradas substâncias químicas como benzeno, tolueno, xileno, etanol, metanol, octano, decano, undecano, éteres de glicol, policlorobifenil, dibutil fltalato, octoato de chumbo, dentre outros.

No Brasil, as pinturas à base de água, contêm em torno de 2% de compostos voláteis. As normas para tintas naturais com selo verde na Europa especificam teores de 0,1%.

2 Vantagens:

- As tintas à base de água são mais tolerantes à umidade proveniente da área interna da construção (capilaridade, infiltração) que as tintas à base de solventes, que formam um filme mais fechado, com tendência a formar bolhas se houver umidade sob a tinta;

- Tem o odor bastante reduzido, agridem menos o meio ambiente (não utilizam solventes);

- Em aplicações em interiores, as tintas à base de água emitem menos compostos orgânicos voláteis (VOC) do que as à base de solventes e são preferidas por não afetar a saúde.

- Elas não são inflamáveis enquanto estão nas embalagens, portando são de fácil armazenamento;

- Como curiosidade é interessante saber que com a preocupação de diminuir os poluentes jogados na atmosfera, as empresas automobilísticas também investem neste tipo de tinta, mesmo com os solventes orgânicos ainda presentes.

2.1 Desvantagens:

- A sua grande permeabilidade, pela natureza química e pelo processo de formação do filme pode ser considerada também uma desvantagem dependendo da aplicação. Em ambientes muito agressivos que precisam de um grande grau de impermeabilidade, como almoxarifados de produtos químicos, óleos, laboratórios, elas não são ideais, pois ainda não conseguem o nível de impermeabilidade desejado.

- Tintas de emulsão podem formar bolhas por causa da chuva, umidade ou outras fontes de látex sobre cobertura de tinta, caso a tinta: tenha capacidade limitada de adesão, tenha sido aplicada em uma superfície esfarelada ou suja que tenha comprometido a adesão da tinta, não tenha tido tempo suficiente para secar. Sob essas condições, a tendência à formação de bolhas será maior caso a tinta tenha altos níveis de corante.

3. Principal diferença entre tintas látex pva, tintas látex acrílica e esmalte:

- Tinta látex PVA: usa o PVA - Acetato de polivinila como aglutinante É aconselhado geralmente para o interior de edificações, em locais onde a limpeza é feita somente com um pano molhado;

- Tinta látex acrílica: tem por base uma fórmula com resinas acrílicas, onde se verificam maior resistência, brilho, e aderência ao suporte. Tanto pode se apresentar em resinas acrílicas puras ou em pigmentos. Geralmente todas as tintas acrílicas são formuladas com resinas especiais, e não nos esqueçamos que existem resinas puras e também sintéticas. São usadas principalmente para áreas externas;

- Esmaltes: são tintas formuladas com variadas resinas em conjunto ou sozinhas.

Existem esmaltes baseado em resina de borracha clorada, resinas alquídicas, hidroxiladas reticuladas com isocianatos, resina de poliester, enfim a diferença é feita pelos meios químicos dos produtos em fase de fabricação. Hoje em dia existem esmaltes e vernizes a base de água. São usadas em pintura de ferro, aço, madeiras, e barrados, onde é necessário que haja grande impermeabilidade à estrutura.

3.1 Tintas látex a base de água (pva ou acrílica):

A tinta látex a base de água é um tipo de tinta na qual o ligante[2] em uma emulsão (liquido leitoso também chamado látex ou dispersão) é um material sólido e parecido com plástico disperso como minúsculas partículas na água. O fabricante de tinta faz uma dispersão dos pigmentos que serão usados em um lote de tintas e adiciona o ligante látex. Assim, a tinta consiste de pigmento disperso mais ligante, além de alguns aditivos e líquidos, principalmente água. A formação do filme em tintas à base de água ocorre quando a tinta é aplicada e a água evapora. Durante esse processo, as partículas de pigmento e o ligante se aproximam. Nos últimos estágios da evaporação do líquido, a ação capilar aproxima as partículas de ligante com maior força, fazendo com que elas se fundam ao pigmento formando um filme contínuo. Este processo, chamado coalescência. Com a suspensão do ligante em água, fica mais fácil à diluição e limpeza com água das tintas de emulsão, o que também cria um filme resistente à água e às intempéries - logo após a aplicação. A tinta de emulsão também conserva aberturas microscópicas que permitem-na de respirar. O mecanismo de formação de filme das tintas à base de água tem certas limitações. As taxas de evaporação dos componentes voláteis nas tintas precisam ser compatíveis com a taxa de evaporação da água. A combinação da evaporação dos componentes voláteis da tinta e a aglutinação das partículas de ligante das tintas à base de água são chamadas de secagem. Como a secagem das tintas à base de água é bastante afetada quando a temperatura se aproxima de 0°C, os fabricantes de tinta recomendam uma temperatura mínima para aplicação em torno dos 5°C para tintas látex. Temperaturas elevadas, vento, baixa umidade, exposição à luz solar direta e pintura sobre superfícies muito porosas fazem com que a tinta seque rápido demais. Tais fatores afetam a formação do filme e a durabilidade da pintura, porque a secagem muito rápida pode reduzir a mobilidade das partículas antes que o filme se tenha formado adequadamente.

Existem diferentes tipos de polímeros usados em ligantes em tintas látex. Os principais são: o Acetato de Vinila e os Copolímeros Acrílicos. Os ligantes acrílicos puros têm melhor desempenho com relação aos outro, pois têm maior resistência à formação de bolhas, a rachaduras e descascamento, a mofo (bolor) e algas, ao acúmulo de sujeira, menor probabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com