TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Datação

Monografias: Tipos De Datação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  2.598 Visualizações

Página 1 de 5

Fazer um breve levantamento sobre os diferentes tipos de métodos de datação utilizados.

RESPOSTA:

A datação é a determinação da idade de um objeto, fenômeno natural ou uma série de eventos, dividida em categorias distintas, são elas:

DATAÇÃO ABSOLUTA – MÉTODOS RADIOAMÉTRICOS

Método radio-isotópicos – taxa de desintegração atômica de uma amostra.

Medição do decaimento radioativo ou dos produtos do decaimento (14C, K/Ar);

Medição do equilíbrio (series do urânio);

Efeitos integrados (termo-luminescência e traços de fissão).

Os métodos de datação radiométrica baseiam-se no fato de que o decaimento de cada tipo de átomo ocorre em proporções constantes, segundo taxas exponenciais, que não são afetadas por agentes físicos ou químicos externos. A velocidade de decaimento depende apenas da estabilidade dos núcleos radioativos e é constante para cada tipo de isótopo radioativo. A equação que rege o decaimento é a seguinte: onde N é o número atual de núcleos radioativos, No o número original, l a taxa de decaimento e t o tempo.

A lei probabilística que rege o decaimento não permite prever quando um determinado átomo deve decair, mas permite afirmar com precisão, que em determinado tempo a metade de uma amostra de isótopos radioativos terá decaído para o isótopo radiogênico. Este tempo é denominado de Meia-vida (t½).

Um dos métodos radio-isotópicos mais conhecidos, é o famoso método do Carbono 14, mas este método não é normalmente aplicado em Geologia, pois a meia-vida do 14C é muito curta (= 5730 anos), não sendo compatível com a taxa da maior parte dos processos geológicos. É conveniente apenas para datação em estudos arqueológicos, compreendendo bem o espaço da existência de humanóides na Terra dentro de um intervalo de tempo equivalente a 7-10 meias-vidas do 14C.

Métodos paleomagnéticos – investigam os padrões magnéticos decorrentes da inversão dos pólos magnéticos ao longo das eras.

Métodos químicos orgânicos e inorgânicos – se valem das alterações químicas que uma amostra sofre com o tempo

Orgânicos (racemização de aminoácidos);

Inorgânicos:

Taxas de intemperismo;

Tefrocronologia.

Dendrocronologia: Em dendrocronologia, a idade da madeira pode ser determinada através da contagem do número de anéis anuais em sua secção transversal. O anel de crescimento das árvores reflete as condições de precipitação que prevaleceram durante seus anos de vida. Porque padrões de chuva variam anualmente, um determinado conjunto de padrões de anéis em árvores de uma região irá formar um padrão relativamente distinto, identificável com um conjunto específico de anos

Método de Varvas: O método de barro de varvas é aplicado com precisão em depósitos de até 12.000 anos. Riachos fluindo para em corpos estáveis, como lagos, comumente depositam camadas (varvas) de silte no verão e argila no inverno através do ano. As camadas estabelecidas durante o outono e inverno têm uma cor escura devido à presença de vegetação morta; aquelas depositadas durante o resto do ano têm uma cor clara. A estratigrafia pode também refletir a variação sazonal da velocidade de fluxo do riacho. Ao contar cada par de varvas pode-se determinar a idade do depósito.

DATAÇÃO RELATIVA: Os métodos de datação relativa foram os primeiros a serem desenvolvidos, pois não dependiam de desenvolvimento tecnológico e sim do entendimento de processos geológicos básicos e do registro desses processos. Os princípos que permitem a datação relativa são bastante simples e sua aplicação é quase sempre possível em campo quando mais de uma rocha ocorre em um mesmo afloramento. A datação relativa permite estabelecer a sucessão temporal das rochas de uma região, formando uma coluna estratigráfica. As rochas são representadas em uma coluna estratigráfica, de modo que as rochas mais antigas são colocadas na base e as mais jovens no topo. Esta formalidade tem origem em um dos princípios fundamentais da estratigrafia (o da Superposição Vertical das Camadas) que veremos a seguir.

Métodos biológicos – consideram as diferentes taxas de crescimento de organismos para datação do substrato sobre o qual este viveu

Anéis de crescimento;

Taxas de crescimento.

Datação Estratigráfica: A datação por estratigrafia é realizada através da interpretação da significância dos estratos, ou camadas, geológicos ou arqueológicos. O método começa com o desenho cuidadoso e a descrição dos estratos (o perfil geológico ou arqueológico). O perfil de uma localização é então comparado com os perfis de áreas adjacentes. A datação estratigráfica pressupõe que as camadas mais inferiores de qualquer perfil em particular, são mais velhas do que as camadas mais superiores nesse perfil ("Lei da sobreposição") e que um objeto não pode ser mais velho do que os materiais que o compõem.

Seriação: é uma técnica arqueológica envolvendo a descrição das alterações estilísticas em artefatos e as variações na popularidade de diferentes estilos, a fim de descrever com precisão a sequência de variação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com