TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Empresas

Artigos Científicos: Tipos De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de empresas

* Microempreendedor individual: É a pessoa que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria, este também se encaixa no simples nacional.

* Empresa individual: O empresário individual (anteriormente chamado de firma individual) é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas.

* Sociedade Limitada: Aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social, ou seja no caso de insucesso de seu negócio próprio como de acordo no contrato, ele só pagará pelo valor máximo de sua quota no capital social e seus bens pessoais não serão comprometidos. O capital social pode ser dividido em partes iguais ou diferentes e em caso de prejuizo não é permitida a retirada de lucros.

* Empresa individual de responsabilidade limitada: Esta é constituída por uma única pessoa que possui a totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. Este não responde com seus bens pessoas pelas dívidas da empresa.

* Cooperativas: Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

* Sociedade de economia mista: Criada pela administração pública, junto com pessoas ou entidades de direito privado, para exercer fins de interesse público. São as empresas que aliam o poder público com o privado, ou seja, são as empresas em que o Estado participa (com capital e direito a voto), conjuntamente com o particular.

* Sociedade anónima: Empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas. As sociedades anônimas podem ser divididas em dois tipos: a de capital aberto e a de capital fechado, sua estrutura organizacional se compõe por uma assembleia geral, o conselho de administração, diretoria e conselho fiscal.

* Empresa Pública: administrada pelo Poder Público. A finalidade pode ser de atividade econômica ou de prestação de serviços públicos, cujo capital seja formado unicamente por recursos públicos de pessoa de administração direta ou indireta. Pode ser Federal, municipal ou estadual.

* Entidade de terceiro setor: É o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas, e têm por objetivo gerar serviços de carácter público. Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com