TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de titulação

Projeto de pesquisa: Tipos de titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

TITULAÇÃO

1. Definição

É o processo no qual se mede quantitativamente a capacidade de uma substância se combinar com outra. A titulação consiste em adicionar controladamente, por intermédio de uma bureta, uma solução (titulante) sobre outra solução (titulado) que normalmente está em um erlenmeyer até que a reação se complete. Uma das soluções tem que ter a concentração exatamente conhecida e a concentração da outra solução é determinado por comparação. O ponto onde ocorre o fim da reação é chamado ponto de equivalência ou ponto final teórico. O fim da titulação deve ser identificado por alguma mudança no sistema que possa ser perceptível ao olho humano ou a algum equipamento de medida. Nas titulações visuais usa-se um reagente auxiliar, o indicador, que deverá provocar uma mudança visual na solução que está sendo titulada, devido a uma reação paralela deste com o titulante. O ponto onde isto ocorre é denominado ponto final da titulação. Em uma titulação ideal o ponto final coincide com o ponto de equivalência. Na prática, no entanto, ocorre uma pequena diferença entre esses dois pontos que representa o erro da titulação. O indicador e as condições experimentais devem ser selecionados de modo que a diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto possível. Os métodos volumétricos podem ser classificados em diretos ou indiretos:

a) Método direto ou titulação direta: por este método a espécie a ser determinada reage diretamente com a solução padrão.

b) Método indireto ou Titulação indireta ou Titulação de retorno ou Contra titulação: esse método consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, da solução padrão ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu com outra solução padrão. É usado, principalmente, quando a velocidade da reação direta não é compatível com a titulação ou quando a amostra não é solúvel em água, mas é solúvel no reagente da titulação direta ou ainda quando não se tem indicador adequado à titulação.

Figura 2 - Ponto de Virada

2. Tipos de Titulação

Acidimetria e Alcalimetria

Princípio geral:

A acidimetria e a alcalimetria compreendem uma série de métodos baseados essencialmente na combinação dos íons:

A reação que se passa pode ser representada pelas equações químicas:

A concentração de base presente numa solução pode ser determinada através da titulação da mesma com uma solução padronizada de um ácido.A solução do ácido, que deve estar na bureta, é adicionada à solução de base, e o ponto final da titulação será indicado por reativo auxiliar denominado “indicador de acidimetria e alcalimetria”. Como é evidente, a operação inversa também pode ser conduzida. Assim, pode-se determinar a concentração de uma solução ácida pela titulação da mesma com uma solução padronizada de uma base. Solução padronizada é aquela cuja concentração é perfeitamente conhecida. O conhecimento dessa concentração é possível pela titulação contra um padrão primário adequado. Se uma solução de ácido é titulada com uma solução alcalina (ou seja na acidimetria) as hidroxilas da solução alcalina combinam-se com os hidrogênios ionizáveis do ácido, aumentando o pH da solução; em determinado pH o ponto de equivalência é atingido e a reação terminada. O mesmo raciocínio se aplica as soluções alcalinas tituladas por ácidos (isto é, a alcalimetria): o pH no ponto de equivalência depende da natureza e da concentração dos reagentes.

Figura 1 -Acidimetria e Alcalimetria

VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO

Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.

Infelizmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com