TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab 7 Periodo

Ensaios: Trab 7 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  5.178 Palavras (21 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 21

O objetivo de estudo das Ciências Atuariais.

O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população. A partir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais. Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

É o uso de conhecimentos e cálculos para a laboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional formado nessa graduação analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação.

As principais características do profissional atuário

Nas discussões sobre a reforma da previdência, as expressões atuária e cálculo atuarial foram veiculadas intensamente na imprensa falada e escrita. Da mesma forma, em relação aos planos de saúde, essas expressões foram citadas e repetidas inúmeras vezes durante o longo processo que culminou na sua regulamentação pelo Congresso Nacional. O uso dessas expressões sem qual quer esclarecimento a respeito, deixou a maioria da população sem saber os seus significados. A falta de informação sobre a Atuaria gera em casos como os citados antes a deturpação dos seus reais objetivos e muitas vezes dificuldades no exercício da profissão. Em geral, as pessoas têm uma noção muito vaga do que seja Atuária e muito menos sabem o que faz o atuário. Esse desconhecimento ocorre em vários país esse é fruto da falta de divulgação da profissão. Em que pese tratar-se de uma atividade muito antiga, o seu conhecimento ainda se restringe aos setores técnicos de seguros e previdência.

O atuário deve ter solida formação em cálculo de riscos subjacentes aos negócios, possuindo acentuado acervo de economia, administração, contabilidade, matemática, finanças, estatística e demografia. Segundo o professor Reinaldo Guerreiro(2006), chefe do departamento de contabilidade e atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), alguns desses profissionais não são formados hoje em Ciências Atuariais, mas sim em um desses campos. E com a internacionalização em alta do setor, o mercado para esse profissional tende a crescer 30%. Uma área em crescimento e a dos fundos de pensão fechados, existem cerca de 350 fundos no pais, e cada um deles precisa ter a frente pelo menos uma atuário. A necessidade do profissional em Ciências Atuariais no Brasil nos Dias Atuais.

A VOCE S/A fez um levantamento sobre profissões promissoras. Três critérios orientaram a pesquisa: grande quantidade de vagas, pouca gente qualificada e salários cada vez mais altos. Uma das carreiras de mais destaque foi a de atuário. O mercado para a área está aquecido e ainda há mais vagas do que profissionais.

A carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros, com novas regras estabelecidas pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agencia Nacional de Saúde (ANS)”, diz Olívio Lucas Filho, diretor executivo de estatística e atuaria da AGF Seguros.

Atualmente, há 11 cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, que formam 200 atuários por ano. Mas dados do Instituto Brasileiro de Atuaria (IBA, 2007) mostram que há cerca de 350 vagas disponíveis por ano, concentradas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O salário inicial e de R$ 2.000,00, chegando a R$ 10.000,00 para quem tem experiência. O carioca Reinaldo Amorim, de 31 anos, superintendente atuarial da seguradora Sul América, tem uma vaga aberta há sete meses. “Além dos poucos atuários no mercado, nos deparamos com um problema de formação”, diz Reinaldo. “O profissional precisa ser bom de cálculo, mas e preciso ter visão estratégica dos negócios para aplicar os números a realidade da empresa”.

A importância e função da controladoria dentro da empresa.

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com