TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Helenistico

Casos: Periodo Helenistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

Período Helenístico

Trata-se do último período da filosofia antiga, quando a pólis grega desaparece como centro político e deixa de ser a referência principal dos filósofos. Os filósofos dizem agora que o mundo é a sua cidade e que eles são cidadãos do mundo.

De modo geral , o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre, o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.

Foi naquele período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides (professor, matemático e escritor) e Arquimedes ( matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo).

O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.

Mudança no olhar filosófico:

O grande tema do conhecimento não era mais a política, a filosofia voltou-se para o interior do homem e às questões éticas, em busca de um bem existencial capaz de promover a serenidade interior e felicidade.

Uma ética voltada para a busca da felicidade, através da harmonização do homem. A aparição de aspectos místicos e religiosos no pensamento e na ação.

Alexandre o Grande

Sendo o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em sua juventude, teve como seu mestre, o filósofo Aristóteles. Tornou-se rei da Macedônia, aos vinte anos, na sequência do assassinato do seu pai.

A sua carreira é sobejamente (excessivamente) conhecida: conquistou um império que ia dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão). Este império era o maior e mais rico que já tinha existido.

Existem várias razões para esses grandes êxitos militares, um deles é que Alexandre era um general de extraordinária habilidade e sagacidade, talvez o melhor de todos os tempos, pois ele nunca perdeu nenhuma batalha e a expansão territorial que ele proporcionou é uma das maiores da história, a maior expansão territorial em um período bem curto de tempo. Além disso era um homem de muita coragem pessoal e de reconhecida sorte.

Ficou conhecido como Alexandre o Grande, não por ser mais alto de todos, mas por causa de seus 3 últimos desejos durante seu velório:

1 – Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época; para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;

2 – Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado como prata , ouro, e pedras preciosas ; para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

3 – Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Filosofia Cosmopolita

Um cosmopolita ou cidadão do mundo é uma pessoa que deseja ultrapassar a divisão geopolítica que é inerente as cidadanias nacionais dos diferentes Estados e países soberanos. Ao negar-se a aceitar a identidade patriótica ditada pelos governos nacionais e afirmar-se cada cidadão como representante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com