TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Trab Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA 2ª FORMAÇÃO DO PNAIC

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

A segunda formação do PNAIC foi realizada nos dias 22,23 e 30 de agosto no Auditório da Secretária Municipal de Educação, nos turnos manhã e tarde.

Essa formação teve como objetivo dar continuidade ao processo de conhecimento da metodologia do programa, tendo como base de estudo a unidade 2 e 3 (ano 1,2 e 3) e campo. Os encontros foram organizados de forma coletiva pelas orientadoras Aracildes Rodrigues Santos – ano I, Maria Emília Ferreira Marques – ano II e Angélica Moraes Barbosa ano – III.

No dia 22 as atividades foram iniciadas as 08:0h com acolhimento e leitura reflexiva do texto “O lápis”, em seguida foi exibido o texto “Escutatória” de Rubens Alves para refletirmos sobre a importância do planejar as ações docentes. As Orientadoras Emilia e Aracildes distribuíram os fascículos a serem estudados, enquanto a orientadora Angélica dialogava sobre os objetivos da unidade 2. Coletivamente iniciou-se a discussão sobre a temática planejamento e logo em seguida foi servido o lanche.

Reiniciamos com a mesma temática dividindo os participantes por ano para aprofundamento dos estudos e elaboração de um quadro síntese dos eixos sobre planejamento escolar. Orientados pelas orientadoras os grupos socializaram as atividades. Todos participaram de forma espontânea.

Iniciamos o período da tarde as 14:0h com leitura deleite “Falando com Ela” na sequência apreciamos a letra da música “Cotidiano”, onde muitos cursistas expuseram seu cotidiano escolar. Houve ampla discussão sobre o tema “Rotina”.

Após o lanche os grupos reuniram-se em outros ambientes e elaboraram atividades diversificadas”. O ano I, apresentou síntese do texto. O ano II analisou uma rotina discutindo sobre os eixos contemplados e não contemplados nas atividades propostas. O ano III, elaborou e expôs um modelo de rotina significativa para o ciclo de alfabetização, os trabalhos foram encerrados as 18:0h.

No dia 23, após a recepção dos cursistas, houve a apreciação da leitura deleite “Uma Lição Inesperada” na sequência foi analisado os direitos de aprendizagem em história, neste momento muitos participantes enfatizaram sobre a importância desses direitos na construção de um sujeito ético e consciente da sua função na sociedade. Após o lanche foram apresentados vídeos sobre jogos do PNAIC, os cursistas foram divididos em pequenos grupos para elaboração de atividades a partir dos matérias analisados levando em consideração o ano e o objetivo de cada jogo do sistema de escrita alfabética dos matérias didáticos de alfabetização.

De forma bem humorada iniciamos o turno da tarde com o texto “Quem não se Comunica”, na sequencia as orientadoras questionaram o grupo sobre que seria “Sistema Notacional e Código”, prosseguimos com apresentação dos objetivos da unidade 3.

Tivemos um intervalo de uma semana e dia 30 retornamos. Após acolhida a socialização das atividades realizadas em sala de aula discutimos o “para casa” dos módulos em estudo. Na sequência fez-se a leitura deleite “A borboleta e a flor” deu-se continuidade a leitura em grupos do segundo texto da unidade 3 1ª, 2ª, 3ª e campo após leitura demos um pequeno intervalo para o lanche. Retornamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com