TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Monografias: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

Percursores da teoria econômica

Antiguidade - Na Grécia antiga uma das primeiras referências apareceu com Aristóteles, Platão e Xenofonte em estudos sobre aspectos de administração privada, considerações de ordem econômica e o termo economia abordado no sentido de gestão de bens privados. Isso por volta de (322-440 a.C).

Mercantilismo – Era o nome dado para a primeira escola econômica(Sec.XIV). Já de inicio surgiram algumas preocupações sobre a acumulação de riqueza de uma nação. Focavam na importância de metais. Acreditavam que quanto maior a quantidade de metais preciosos, maior a força de um governo, com essa política estimularam guerras, aumentou o nacionalismo e fez mais presente a presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia - considerada a primeira escola da economia científica (séc.XVIII). Teve a seu favor um grande autor Dr. François Quesnay com a obra Tableau Économique sendo ele o primeiro a dividir a economia em setores. E há quem diga que está presente a origem do sistema de circulação monetária (input-output)

A Fisiocracia teve como idéias principais :

- Ordem natural: Conceito onde a economia funcionava por uma ordem natural inerente e pré-existente. E de acordo com isso, as atividades humanas deveriam ser mantidas em harmonia com as leis naturais

- "Laissez faire, laissez passer" (deixe fazer, deixe passar): resumo de um conceito caro aos fisiocratas, Determinando que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas.

- (Ênfase na agricultura): fisiocracia significa ”regras da natureza“.Acreditavam os fisiocratas que só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.

- Reforma tributária: os seguidores de tal doutrina econômica acreditavam que países como a França deveriam unificar a série de impostos existentes, transformando-o num único imposto, a ser cobrado da atividade agrícola, focando nos grandes donos de terra.

Com traços de mercantilismo, mas também de feudalismo essa reforma pretendia atuar principalmente na parte feudal da frança.

Os Clássicos:

Adam Smith (1723-1790) – Depois de professor publica sua melhor obra “A riqueza das nações” um legado onde abrange questões econômicas desde leis do mercado e aspectos monetários até distribuição do rendimento da terra e por último um conjunto de recomendações políticas. Baseava seus argumentos na livre iniciativas(laissez faire).

David Ricardo(1772-1823) – Desenvolveu alguns modelos econômicos. Onde sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho de muitas idéias do chamado período neoclássico. Desenvolveu também estudos sobre o comercio internacional onde alisou a negociação das nações. Em meio a isso chamou essas questões de teorias das vantagens comparativas.

Alguns estudiosos separam seus estudos em duas correntes antagônicas: a corrente neoclássica e a corrente marxista.

John Stuart Mill (1806-1873) – Foi o sintetizador do pensamento clássico. Sua Obra consolida o exposto por seus antecessores e avança ao incorporar mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com