TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Magnetismo E Eletromagnetismo

Exames: Trabalho De Magnetismo E Eletromagnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de magnetismo e eletromagnetismo

• 1. Aluno: Claudenir Santos

• 2. Linhas de campomagnético As linhas de campo magnético têm duas características especiais: são imaginárias que saem do pólo norte entrando no pólo sul e são linhas fechadas, isto é, não têm começo e nem fim.

• 3. Linhas de campo magnético Usando uma folha de papel e um pouco de limalha de ferro, podemos observar o campo magnético com facilidade, basta colocar o papel sobre um ímã e jogar a limalha de ferro sobre o papel. Os pedacinhos de ferro se comportarão como agulhas de bússola, formando configurações como as apresentadas abaixo: As linhas curvas que vão de um pólo ao outro do ímã, formadas pela limalha de ferro, representam as linhas de campo magnético.

• 4. O Campo Magnético Um ímã cria, à sua volta, uma região de influências, denominada Campo Magnético. Este campo é descrito através de um vetor chamado vetor indução magnética e simbolizado por B.

• 5. O Campo Magnético O campo magnético pode ser uniforme ou não- uniforme. Ele é uniforme quando a densidade das linhas de campo é constante; e não-uniforme quando essa densidade é variável.

• 6. Campo Magnético e Linhas de CampoMagnético Campo magnético é a região ao redor de um imã, na qual ocorre uma força magnética de atração ou de repulsão. O campo magnético pode ser definido pela medida da força que o campo exerce sobre o movimento das partículas de carga, tal como um elétron. A representação visual do campo é feita através de linhas de campo magnético, também conhecidas por linhas de indução magnética ou linhas de fluxo magnético, que são linhas envoltórias imaginárias fechadas, que saem do pólo norte e entram no pólo sul. A Figura ao lado mostra as linhas de campo representando visualmente o campo magnético.

• 7. Campo Magnético e Linhasde Campo Magnético Uma verificação das propriedades das linhas de campo magnético é a chamada inclinação magnética da bússola. Nas proximidades do equador as linhas de campo são praticamente paralelas à superfície e a medida que se aproxima dos pólos, as linhas vão se inclinando até se tornarem praticamente verticais na região polar. Assim, a agulha de uma bússola acompanha a inclinação dessas linhas de campo magnético e se pode verificar que na região polar a agulha da bússola tenderá a ficar praticamente na posição vertical. Se dois pólos diferentes de ímãs são aproximados haverá uma força de atração entre eles, as linhas de campo se concentrarão nesta região e seus trajetos serão completados através dos dois ímãs. Se dois pólos iguais são aproximados haverá uma força de repulsão e as linhas de campo divergirão, ou seja, serão distorcidas e haverá uma região entre os ímãs onde o campo magnético será nulo.

• 8. Campo Magnético e Linhasde Campo Magnético Assim, as características das linhas de campo magnético são: Sempre linhas fechadas: saem e voltam a um mesmo ponto; As linhas nunca se cruzam; Fora do ímã, as linhas saem do pólo norte e se dirigem para o pólo sul; Dentro do ímã, as linhas são orientadas do pólo sul para o pólo norte; Saem e entram na direção perpendicular às superfícies dos pólos; Nos pólos a concentração das linhas é maior: quanto maior concentração de linhas, mais intenso será o campo magnético numa dada região.

• 9. Pólos magnéticos de umímã Todo ímã apresenta duas regiões distintas em que a influência magnética se apresenta com maior intensidade. Estas regiões são chamadas pólos do ímã.

• 10. Lei da InteraçãoMagnética Pólos de um Imã Estes pólos possuem comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com