TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química trabalhando organoclorados

Tese: Química trabalhando organoclorados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Química

Compostos Organoclorados

Nomes: Ana Clara nº1

Isabela nº10

Tamara nº 32

Organoclorados são compostos orgânicos que apresentam átomos de cloro em ligações covalente na cadeia. O Brasil é um importante produtor de organoclorados, em especial na indústria do plástico. O processo de produção do PVC, que é um polímero organoclorado, tem como insumos outros compostos organoclorados como o 1,2-dicloroetano e o cloreto de vinila.

Compostos orgânicos clorados são encontrados em quase todas as classes de biomoléculas incluindo alcaloides, terpenos, aminoácidos, flavonóides, esteróides, e ácidos graxos. Organoclorados, incluindo dioxinas, são produzidos em ambientes de altas temperaturas de incêndios florestais, e dioxinas tem sido encontradas nas cinzas preservadas de incêndios iniciados por raios que destroem diozinas sintéticas.4 Adicionalmente, uma variedade de hidrocarbonetos clorados simples incluindo diclorometano, clorofórmio, e tetracloreto de carbono tem sido isolados de algas marinhas. A maioria doclorometano no ambiente é produzido naturalmente por decomposição biológica, incêndios florestais e vulcões.6 O organoclorado natural epibatidina, um alcalóide isolado de pererecas (especialmente a Epipedobates tricolor), tem potente efeito analgésico e tem estimulado pesquisas em novos medicamentos para a dor.7

Cloretos substituintes modificam as propriedades físicas de compostos orgânicos de diversas maneiras. Eles são tipicamente mais densos que a água devido a presença do átomo de alto peso atômico do cloro (um exemplo é o tricloroetileno, com densidade de 1.46 g/cm³, comparado ao correspondente eteno, com 0,577 g/m³). Cloretos substituintes induzem interações moleculares mais fortes que substituinte hidrogênio. O efeito é ilustrado pela tendência em pontos de ebulição: metano (-161.6 °C), cloreto de metila (-24.2 °C), diclorometano (40 °C), clorofórmio (61.2 °C), e tetracloreto de carbono (76.72 °C).

Sua grande variedade industrial e propriedades químicas variadas conduzem esta classe de compostos a um largo espectro de aplicações. Muitos derivados são controversos por causa dos efeitos destes compostos no ambiente.

Devido a sua ação cancerígena inúmeros de seus compostos foram banidos e outros tiveram suas estruturas modificadas, isso em vários países, inclusive o Brasil.

Seus principais grupos são:

• Toxafeno

• Hexaclorocicloexano

• Dodecacloro e clordecona

• DDT e análogos

• Ciclodienos

Estes compostos foram usados por muito tempo como inseticidas. Isto causou um grave impacto ao ecossistema, pois eles apresentam uma grande estabilidade química e toxicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com