TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia

Trabalho Universitário: Trabalho Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 7

Questões:

1. Qual a importância do sistema normativo e de intermediação para a economia de um país?

O sistema normativo vai fiscalizar o mercado financeiro, de forma que não haja fraudes ou desvios de dinheiro. Visam adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu desenvolvimento; regular o valor interno da moeda e entre outras.

Esta intermediação deve ser feita, para que não hajam falhas no sistema e para que não derrube a economia do país

2. Conceitue a diferença entre sistema capitalista e socialista. Cite 2 exemplos.

O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.

Exemplo 1: No capitalismo, o controle do mercado é desempenhado pela livre concorrência e competição. Já no socialismo, o monopólio é por parte do Estado.

Exemplo 2: No capitalismo há a existência de sociedade dividida em classes, sendo uma composta por elite dona dos meios de produção e outra formada por trabalhadores e, no socialismo, não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção.

3. O que é custo de oportunidade? Dê um exemplo.

O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Por exemplo: Em uma fábrica de vassouras, onde é produzido 50 vassouras e o mercado absorve totalmente esta produção. Então, a fábrica decidiu produzir rodos, porém ao locar recursos para esta produção, descobriu que terá de deixar de produzir 5 vassouras para a demanda de rodos.

4. Explique o funcionamento do fluxo real da economia

Fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.

Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.

O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

5. O que são fatores de produção? Cite 2 exemplos.

Fatores de Produção são os insumos usados na produção de um determinado bem (ou bens). Por exemplo, a terra e o trabalho.

6. O que é e para que serve o depósito compulsório?

O depósito compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execução da política monetária. O depósito compulsório é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, parte de suas captações em depósitos à vista ou outros títulos contábeis.

Serve como segurança para os clientes, e assegurar o sistema de que o banco terá dinheiro para pagar os empréstimos feitos pelos clientes.

7. Qual a relação entre crescimento econômico, captação de recursos e desemprego?

O crescimento econômico está relacionado ao enriquecimento de uma nação, mas sem a preocupação com a qualidade ou o desenvolvimento da mesma. Está relacionado à números, e não qualidade de crescimento da nação. Isto significa que as grandes empresas crescem, gerando economia para o país, podendo ou não gerar empregos, enquanto isto, as organizações sem fins lucrativos visam a captação de recursos levantando recursos financeiros para a sustentabilidade institucional. Ou seja, o crescimento econômico independe da captação de recursos e do desemprego.

8. Explique a escassez como problema econômico.

O problema econômico é uma das teorias econômicas fundamentais na operação de qualquer economia. Ele propõe que existe uma escassez, que os recursos finitos disponíveis são insuficientes para satisfazer todos os desejos humanos. O problema então se transforma em como determinar que será produzido e como os fatores de produção (como capital e trabalho) deverão ser alocados. A economia gira em torno de métodos e possibilidades de resolver o problema econômico.

O problema econômico é explicado de forma mais simples pela pergunta "Como satisfazemos desejos ilimitados com recursos limitados?" A premissa do modelo do problema econômico é que os desejos humanos são constantes e infinitos devido à demanda em constante mudança (muitas vezes relacionada a mudanças demográficas) da população.

9. “O que, quanto e como produzir?” Explique a visão econômica desta pergunta.

Na visão econômica, esta pergunta tem uma visão mais abrangente em relação ao meio de produção e entra no capitalismo. Cada vez mais a sociedade quer consumir, e produtos desnecessários e na maioria das vezes não são tão importantes, mas o cliente fica satisfeito somente em comprar. Então surge a pergunta, o que produzir de forma que atraia a parte consumista do ser humano?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com