TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Artigo: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 11

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo buscar demonstrar as características do contexto empresarial diante das mais variáveis complexidadesque o contexto empresarial almeja alcançar,com sucesso no decorrer de sua trajetória planejada. Devido a diversos fatores devemos destacar alguns aspectos que as empresas devem buscar implantar em seu ambiente, para que, as mesmas possam estar sempre conquistando novos espaços nesse mercado tão neoliberal e competitivo em que vivemos atualmente.

Ao primar pela implantação de uma nova metodologia no contexto empresarial deve-se observada e estudada com cautela e muita precisão para que diante dos fatos ocorridos e alcançados, possa atender as necessidades que se almejada, por essas razões é que se deve ter como meta principal o planejamento e desta forma fazer estudos estatísticos e detalhados para que as medidas tomadas venham atender as necessidades, pois as dificuldades irão aparecer logo no inicio. É por não estar inseria em um planejamento empresarial bem elaborado que muitas empresas abrem falência nos primeiros anos de competitividade no mercado, este fato ocorre devido, que a cada diao mercado está mais competitivo e exigindoassim, uma maior tecnologia com menor custo, o que é fundamental para a o sucesso empresarial neoliberal.

2-FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo, o qual consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

Portanto, planos operacionais visam à eficiência através da correta alocação de tempo e recursos. Enquanto os planos estratégico e tático visam objetivos organizacionais mais amplos. Como exemplo de plano tático, podemos citar as políticas que visam limitar e direcionar o comportamento da empresa para determinados objetivos. E como exemplo de plano estratégico pode-se citar a tomada de posição de uma empresa frente a um mercado ou empresas de produtos substitutos.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar.

2.1-PLANEJAMENTO

O planejamento está sempre voltado para os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais, sendo, então, elaborado a nível intermediário. Definem as responsabilidades, cursos de ação e objetivos para cada unidade funcional, todos em consonância com o que foi estabelecido a nível institucional. A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Desta feita destaca-se que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

Os objetivos do planejamento também são organizados por meio de etapas, decisões, orçamentos e até mesmo as atividades individuais realizadas. É um objetivo planejado e focado no objeto certo, assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização do contexto empresarial, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis e na eficácia dos resultados.

Pode-se destacar que o planejamento como uma dimensão de competências técnicas, informações, métodos,e decisões. Os objetivos, métodos e que estejam em um contínuo relacionamento com ambiente externo à organização empresarial de modo que obtenha os objetivosrealizados e alcançados.

2.2-CONTROLE

Função administrativa na qual a organização avalia suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades. Por esta definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão intimamente ligados.

Controle estratégico está implantado a nível institucional abordando a organização como um todo. Esse controle tem duas finalidades: acompanhar e avaliar o desempenho da organização na realização de sua missão e acompanhar os fatores externos que influenciam suas tomadas de decisão.

Controle administrativo está focado nas áreas funcionais da organização, ou seja, nos departamentos. É aplicado, assim, a nível intermediário ou departamental, possibilitando a tomada de decisão e um melhor acompanhamento e avaliação em cada um dos setores. É menos genérico e mais detalhado do que o controle estratégico.

Controle operacional está voltado às atividades em qualquer área funcional e aos recursos utilizados em sua realização. É direcionado em curto prazo e cada operação em separado.

O uso eficiente da função controle é uma ferramenta poderosa para assegurar que o que foi planejado será alcançado.

2.3-ORGANIZAÇÃO

A organização como função administrativa consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar. Se não soubermos para onde estamos indo, não saberemos como nos organizar para chegar lá.O processo de organização passa por cinco fases apresentadas;

• Análise de objetivos.

• Divisão do trabalho.

• Definição de responsabilidades.

• Definição dos níveis de autoridade.

• Desenho da estrutura organizacional.

Um conjunto organizado seguindo algum tipo de critério possui estrutura cada qual a sua maneira, as organizações se estruturam e se organizam conforme suas necessidades, não existindo a melhor forma de se estruturar.

A melhor estrutura organizacional não depende tão somente dos objetivos organizacionais, mas também, em certo grau, das condições ambientais externas à organização.

2.4-DIREÇÃO

Pode-se observar a importância do planejamento das funções administrativas, para melhorcontrolar e organizar as ações das quais serão realizadas, é necessário que outras funções lhes deem suporte durante sua realização. Assim surge o papel da direção empresarial como função que guia as atividades dos membros da organização, buscando assim um contexto empresarial adequado, para o alcance dos objetivos organizacionais e jurídicos de seus membros.

A direção não é uma função exclusivamente centralizada no topo da hierarquia. A empresa como pessoa jurídica pode ter máquinas, prédios, tecnologia, mas nada disso, sem o fator humano, consegue ser suficiente para atingir os objetivos de uma empresa. São as pessoas que reúnem, operam e proporcionam resultados manipulando os recursos físicos e financeiros.A melhor forma de direção é aquela que melhor consegue reunir recursos materiais e humanos para o alcance do que se é pretendido pela organização.

3-CONCEITO DE PATRIMÔNIO

A principal característica de um patrimônio é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Documentos patrimoniais: São aqueles que carreiam informações relevantes, e que ensinam os mecanismos por meio dos quais uma sociedade se organiza e transforma.

É o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos. O Patrimônio é uma organização que tem como propósito gerar vantagem competitiva aos seus clientes através de uma ferramenta de sistema de gestão integrada e da prestação de serviços de consultoria empresarial qualificados, com elevado nível de competência técnica e elevado grau de sofisticação.

Visando a satisfazer demandas específicas das empresas com sólido retorno, oferecemos tecnologia de ponta, atendimento em sistemas e serviços, seja na sede do cliente ou nas dependências próprias. Trabalha com profissionais de elevada qualificação técnica e provê constante aprimoramento para responder adequadamente ao grau de exigência da clientela, com a qual mantém relação da mais absoluta independência e confiabilidade.

4-ORIGENS DE RECURSOS

Na origem dos recursos para se formar o capital social de uma empresa é o capital próprio ou dos sócios, dependendo da opção que foi escolhida na hora da abertura da empresa. Capital social é o dinheiro que os sócios investem na criação da empresa, ou seja, o capital integralizado. Esse dinheiro ao ser integralizado passa a fazer parte do caixa da entidade, que servirá para comprar móveis, produtos, compra de estoque, bens móveis ou imóveis ou para outros fins desde que esteja no interesse empresarial.

O capital de integralizado na empresa passa a fazer parte do capital da mesma, desta feita ressalta-se que a empresa com identidade jurídica poderá fazer empréstimos, buscando recursos de terceiros, para o melhoramento da infraestrutura própria.

5-ANÁLISE DE MERCADO

A análise é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado a organização do contexto empresarial. Apresenta-se como interrelação com o contexto emresarial, busca fazer um diferencial com relação aos seus consumidores e os concorrentes, em dados e informações, planejando assim suas ações para se tornar mais competitivo e se manter vivo no atual mundo globalizado. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde os produtos e serviços estão relacionados. O mercado empresarial está mais exigente, buscando sempre se antecipar com novidades, porem sempre de olho no ambiente onde está localizada a empresa e os produtosos quais irão produzir, sempre primando pela concorrência e pelo novo perfil do consumidor que também esta globalizado.

Definido o setor de atuação no mercado geral, o empresário tambémprecisa saber identificar e classificar as porções particulares do seu publico, ao qual almeja atender, ou analisar quais segmentos do mercado será seu alvo. O segmento de mercado é definido a partir das qualidades e variedades dos produtos, pois o estilo de vida dos consumidores, como renda, idade, sexo, entre outros, são fatores que afetam de uma maneira direta os produtos a serem produzidos para atende-los a contento, como as localizações geográficas por exemplo, que devem ser analizadas e estudaddas para que você as conheça para não ter surpresas futuras ou inesperadas.

6-DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

A oferta e procura estão definidas, como a quantidade de um determinado bem ou serviço disponiveis aos consumidoresem determinados periodos, porém, algumas variaveis podem influênciar a consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preços dos outros bens, a renda, o gosto e a preferência do consumidor.

A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

A lei geral da demanda indica que há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. Embora o preço seja a principal variável na demanda por um bem, a procura pode ser influênciada pela renda dos consumidores, por preços dos bens substitutos, por preços dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores.

7-ESTRUTURA DE MERCADO

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.

Diante deste contexto ressalta-se diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc. Dentro da teoria neoclássica ou marginalista, o objetivo da firma é sempre maximizar o lucro total. Se a empresa aumenta a produção e a recita adicional for maior que o custo adicional, o lucro estará aumentando e a empresa neste caso, não encontra seu ponto ideal de equilíbrio. Se a receita adicional for menor que o custo adicional, o lucro estará caindo e o prejuízo aumentando.

A concorrência objetiva e estimula a concorrência, produtos homogêneos, ausencia de restrições artificias às condiçõesde oferta e procura procura, proporcionando assim uma maior oferta dos produtos e recursos, de forma que novas empresas possam entrar e competir de igual para igual no mercado.Pode-se destacar a contextualização empresarial como ponto de referencia e de estruturas no qual está inserido nesse mundo neliberal em que vivemos.

8-CONTABILIDADE SOCIAL

Contabilidade Social é uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística econômica, de natureza contábil, que se propõe a apresentar valores que expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional. Em resumo o propósito da Contabilidade Social é fornecer informações que permitam avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade.

Devido à crescente responsabilidade social que devem assumir as entidades econômicas, surge a necessidade de elaborar e apresentar informação sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade. Este volume de informações agrupa aspectos do tipo social, ético, ambiental ou ecológico, e ainda tem recebido diversas denominações como Contabilidade Social.

A Contabilidade Social é responsabilidade de todos e parte fundamental na companhia e pode ser ramificada em Contabilidade Ambiental, a Contabilidade de Recursos Humanos e a Informação de caráter ético. O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.

No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, à sociedade e o meio ambiente.

9- CONCLUSÃO

Existem certas atividades que são indispensáveis ao desenvolvimento de um país e ao bem estar de uma sociedade e que em virtude das causas e das problemáticas serão muito caro e inviáveis, esse é um dos fatores em que ocorre intervenção do governo para a sua produção, pois é fundamental para o desenvolvimento da humanidade.

A tecnologia de informação permite que o contexto empresarial tenham a sua disposição, sistemas muito melhores do que no passado recente. Os casos apresentados mostram que isto é válido também para as pequenas empresas. A partir da compreensão das vantagens e desvantagens de cada método, as empresas podem e devem construir um sistema adaptado a sua necessidade e as do mercado.

O aumento de escopo do contexto empresarial, atentando também para outros objetos, que não os produtos e serviços, mostram-se viável em termos de relação benefício/custo e necessário, dependendo do nível de concorrência estabelecido e da importância relativa da componente serviço para o mercado cliente da empresa. Uma boa informação pode contribuir sobremaneira na construção de relacionamentos lucrativos entre fornecedores e clientes.

Ressalte-se que a maior flexibilidade em relação ao contexto empresarial não significa que estes não sejam importantes para as organizações que optem por uma estratégia de diferenciação; na verdade, tal flexibilidade é conquistada através da inovação, que permite ao empresário operar, no mercado, com margens de lucratividade superiores à média de suas competidoras.

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Costa, José Manoel da. Contabilidade básica: Ciências contábeis/ José Manoel da Costa.--São Paulo: ed. Pearson Education do Brasil, 2009.

Gasparotte, Valquíria. Cenários econômicos: Ciências contábeis/ Valquíria Gasparotte.--São Paulo. Ed. Pearson Prentice Hall, 2009.

Silva, Mônica Maria. Fundamentos da administração: Ciências contábeis I/ Mônica Maria Silva. -- São Paulo. Ed. Pearson Prentice Hall, 2010.

Rutney, Cezar; artigo economia e finanças: Artigo disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/contabilidade-social/31688/,Acessado em 09/05/2013.

LONDERO, Bruno A. Contabilidade na Administração da Empresa: Artigo disponível em: http://www.revistatemalivre.com/controladoria04.html. Acessado em 09/05/2013.

ROCHA, Cícero A. O Empreendedor e a Contabilidade; Artigo disponível em: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-empreendedor-e-a-contabilidade-901499.html. Acessado em 09/05/2013.

...

Baixar como  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »