TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Trabalho de Conclusão de Curso II

GEYSIARA GALVAO DA MOTA                RA: 4300068138

GISELE SCHRAUTH XAVIER                 RA: 3815636918

LETICIA DOS SANTOS SOUZA                RA:7957686470

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

PROJETO

JARAGUÁ DO SUL/ SC

2015

GEYSIARA GALVAO DA MOTA                RA: 4300068138

GISELE SCHRAUTH XAVIER                 RA: 3815636918

LETICIA DOS SANTOS SOUZA                RA: 7957686470

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

PROJETO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.

JARAGUÁ DO SUL/SC

2015

SUMÁRIO

  1. Tema .......................................................................................................................... 4
  2. Justificativa ............................................................................................................... 5
  3. Problema .................................................................................................................... 6
  4. Objetivos
  1. Objetivo Geral ..................................................................................................... 7
  2. Objetivos Específicos ........................................................................................... 7
  1. Metodologia ................................................................................................................ 8
  2. Cronograma ............................................................................................................... 9
  3. Bibliografia ................................................................................................................ 10


1-TEMA

IMPACTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DA EMANCIPAÇÃO DOS USUÁRIOS.


2-JUSTIFICATIVA

O CRAS é uma Unidade Pública de Assistência Social de base Municipal, a qual é financiada com recursos do Governo Federal e Municipal, que objetiva garantir aos seus usuários o acesso as Políticas Públicas, bem como a apresentação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias em situação de vulnerabilidade.

A Política Nacional de Assistência Social define o NAF/CRAS: “(...) como uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, referenciando um total de 5.000 famílias. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da Política da Assistência Social, constituindo-se na porta de entrada dos usuários da rede de proteção social básica do SUAS” (PNAS, 2004, p. 29).

Através desta perspectiva as reflexões procurarão identificar as principais mudanças e o real impacto percebido pelos usuários após a implementação do CRAS, tendo em vista que este tipo de instituição e a forma de oferta dos serviços que a ela são atribuídos é relativamente nova.

Desta forma, apresentaremos o referido Projeto no contexto atual e histórico dos Centros de Referência de Assistência Social, bem como a  ampliação e  inovação  da oferta de serviços aos usuários, direcionando a reflexão para os principais impactos percebidos pelos usuários após sua implementação e o que os oportunizou.


3-PROBLEMA

Com base em nossas pesquisas acadêmicas e através da vivência em Campo de Estágio, nos deparamos com a necessidade de explanar à cerca do Impacto dos Centros de Referência de Assistência Social na promoção da emancipação dos usuários.

Através desta óptica foram diagnosticados problemas como: baixo índice de escolaridade das famílias referenciadas, falta de qualificação profissional ocasionando o desemprego, necessidade de orientações relacionadas a questões judiciais como divisão de bens, pensão alimentícia, separação e guarda de menores, busca de auxílio para tratamento de dependência química, casos de denúncia de violência e/ou maus tratos a idosos e mulheres, requisição de cestas básicas, solicitação da carteira do idoso,entre outras demandas que refletem na impossibilidade do usuário se tornar sujeito autônomo e protagonista de sua própria história.


4- OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral:

Analisar o impacto dos Centros de Referência de Assistência Social na promoção da emancipação dos usuários da Política de Assistência.

4.2 Objetivos Específicos:

- Investigar quais os principais bloqueios existentes para a eficácia dos programas de promoção e inclusão social que promovem a autonomia dos usuários e superação de vulnerabilidade social.

- Demonstrar a necessidade de elevar o Status de Política Social brasileira a um patamar que lhe qualifique como uma política substancial, democrática e eticamente pensada.

- Elencar o reflexo do alcance social dos programas e projetos no cotidiano dos usuários.

- Discorrer sobre as Políticas Públicas que integram o Centro de Referência de Assistência Social, e sua contribuição para a promoção da emancipação.

- Identificar possíveis fragilidades da Política que interferem diretamente nos usuários do Centro de Referência de Assistência Social.

- Refletir sobre a atuação profissional conforme preconizada na Política de Assistência Social.


5- METODOLOGIA

O presente trabalho será baseado em pesquisas documentais e levantamento bibliográfico da literatura especifica ao assunto. Desta forma, através do levantamento bibliográfico será possível expandir o conhecimento a respeito do impacto dos Centros de Referência de Assistência Social no processo emancipatório de seus usuários . Nessa etapa do trabalho será possível ainda, conhecer e entender o posicionamento a as questões teórico-conceituais que envolvem a dinâmica dessa temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com