TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformaçao De Energia

Monografias: Transformaçao De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Transformação De Energia Mecanica Em Energia Eletrica

Transformação De Energia Mecanica Em Energia Eletrica

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Maria 30 dezembro 2011

Palavras: 1388 | Páginas: 6

...

)

1.2. Noções de Energia

Usamos energia para fazer a maior parte das atividades do dia-a-dia desde ao levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. E mesmo quando não estamos realizando uma atividade a energia esta sempre presente.

A energia esta sempre associada a um trabalho, portanto dizemos que energia é a capacidade que um corpo possui de realizar um trabalho. Há várias denominações para energia que estão diretamente relacionadas à sua fonte, mas antes de conhecermos essas modalidades é interessante que tenhamos o conceito das leis de Newton. A primeira lei de Newton também conhecida como a lei da inércia diz, segundo CARRON (1999, p. 110) que “um corpo, quando se movimenta em linha reta e em velocidade constante, mantém-se nesse movimento indefinidamente, a menos que uma força altere essa situação.”. A segunda lei de Newton conhecida também como lei fundamental da dinâmica enuncia que a resultante das forças que agem num corpo é igual a variação de quantidade de movimento em relação ao tempo. Por fim a terceira lei de Newton que também é conhecida como lei de ação-reação, pois ainda citando CARRON (1999, p. 112) não existe uma ação sem reação, diz que se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B recebera deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto á força que aplicou em B.

Enunciado as leis de Newton, que são necessárias para o entendimento da movimentação de um corpo, voltamos ao conhecimento dos tipos de energia que como já citado, de acordo com a sua fonte a energia recebe nomenclaturas diferentes e podem ser transformadas de um tipo em outro.

“A energia não pode ser criada ou destruída, somente pode ser transformada de uma modalidade em outra.” (CARRON, 1999, p.167)

Podemos citar como tipos de energia: a energia térmica, que pode ser entendida como a variação de temperatura nos corpos; a energia química, quando os corpos são postos em contato proporcionando reações químicas; a energia solar, que é a energia liberada pelo Sol; a energia mecânica que esta associada ao movimento e ao armazenamento de energia; a energia elétrica e etc.

Para um melhor entendimento do nosso trabalho se faz necessário um aprofundamento na apresentação da energia elétrica e da energia mecânica.

É difícil imaginar o mundo sem energia elétrica pois ela afeta diretamente a vida de todos, essa energia é propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalhos e tarefas que atendem atividades das mais diversas naturezas como por exemplo para ativar o funcionamento de equipamentos como televisão, som, computador, acender uma luz, aquecer um chuveiro, para ativar o funcionamento de máquinas de uma ou seja, para pôr em funcionamento os mais diversos tipos de aparelhos elétricos. Para tudo isso acontecer precisamos do que chamamos de eletricidade que pode ser entendido como energia elétrica, já que o fenômeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas elétricas.

A energia elétrica pode ser um subproduto de outras formas de energia, como a mecânica e a química. Através de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade.

Sempre que tivermos um objeto em movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada certa quantidade de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial. A energia mecânica é dada pela soma desses dois tipos de energia, onde a energia cinética é a energia que esta relacionada ao movimento dos corpos, ou seja, energia que um corpo possui em virtude dele estar em movimento e a energia potencial é um corpo o sistema de corpos que pode ter forças interiores capazes de modificar a posição relativa de suas diferentes partes, realizando assim um trabalho. A energia potencial é se dada de duas formas gravitacional e elástica. A energia potencial gravitacional é uma forma de energia armazenada por determinados corpos em razão da atração mútua entre suas massas e a posição relativa entre eles, por exemplo: para uma pessoa saltar de um bungee jump, ela deve subir em uma plataforma para armazenar energia potencial gravitacional relativo à altura da que ela se encontra (altura da plataforma) com relação ao solo terrestre e a energia potencial elástica é uma forma de energia armazenada por molas em virtude de deformações sofridas por elas, como por exemplo as molas de um carro, quando comprimidas (deformadas), armazenam energia potencial elástica e tendem a restaurar o carro para sua posição de equilíbrio.

Explicado os dois tipos de energia que iremos explorar para realização da conversão da energia mecânica em energia elétrica iremos demonstrar como isso acontece.

2. Conversão de energia mecânica em energia elétrica

O objetivo geral da nossa pesquisa é a transformação da energia mecânica em energia elétrica, aplicando em uma atividade desenvolvida no cotidiano de várias pessoas, trazendo economia e praticidade.

A atividade escolhida para a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com