TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De água

Trabalho Escolar: Tratamento De água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

Determinar em laboratório os parâmetros de Sólidos Suspensos Totais (SST), Sólidos Suspensos Fixos (SSF), Sólidos Suspensos Voláteis (SSV) e Sólidos Dissolvidos Totais (SDT) de uma amostra.

A qualidade da água pode ser determinada por meio de diversos parâmetros baseados nas suas principais características químicas, físicas e biológicas. Esses parâmetros constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

Usualmente, os sólidos presentes na água são classificados de acordo com suas características físicas como tamanho e propriedades (sedimentação e filtração) e características químicas. Os sólidos totais (ST) são classificados em sólidos totais dissolvidos (SD): fixos (SDF) e voláteis (SDF) e em sólidos suspensos totais (SS): fixos (SSF), voláteis (SSV) e sedimentáveis (Sd). Os teores de ST, SS e Sd são parâmetros importantes no planejamento e projeto de reservatórios de água e o SD associa-se ao teor de sais na água, assumindo importância econômica em usos industriais e agrícolas. Água com alto teor de sólidos dissolvidos totais são desagradáveis ao paladar, além de poderem causar reações fisiológicas. Assim, este parâmetro faz parte do padrão de aceitação (potabilidade) das águas para o consumo humano, sendo que no Brasil este padrão estabelece como valor máximo 1.000mg/L (Portaria MS nº2914/2011.

A metodologia para determinação dos sólidos dissolvidos é análoga à metodologia para a determinação dos sólidos suspensos, sendo que os sólidos dissolvidos são determinados pela amostra filtrada que passou pelo papel de filtro para a determinação dos sólidos suspensos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com