TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da Informação

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.646 Palavras (19 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação - FACNET

Centro de Educação a Distância

Serviço Social 6º semestre

Maria Solange de Souza- R.A.- 3830701373

Simone de Castro Almeida- R.A.-3815656905

Tratamento de Informação e Indicadores Sociais

Maria Clotilde Bastos

Taguatinga-DF, 2014.

Maria Solange de Souza- R.A.- 3830701373

Simone de Castro Almeida- R.A.-3815656905

Tratamento de informação e Indicadores Sociais

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera- UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Tratamento de Informação e Indicadores Sociais.

Orientadores: Maria Clotilde Bastos

Taguatinga-DF, 2014.

Sumário

1. Introdução..................................................................................................................4

 1.1. Políticas Públicas.....................................................................................................5/6

 1.2. Estudo de caso........................................................................................................6/7

 1.3. A importância das Políticas Públicas para o Serviço Social.....................................8

2.O papel e a importância do Censo de 2010 do IBGE..................................................9/10/11/12/13

2.1.  Indicadores Sociais...................................................................................................14/15

2.2.  Indicadores Sociais e Políticas Públicas...................................................................15

 3. Indicador Social Educação..........................................................................................16

 3.1. Indicador Social Educação: informações..................................................................16/17

 4. Proposta de política pública: Analfabetismo zero........................................................17

 5. Conclusão.....................................................................................................................18

 6. Referências Bibliográficas............................................................................................19

1.Introdução

          Os assistentes sociais são desafiados a interferir nasrealidades, das pessoas  cortada de suas possibilidades de trabalho e de obter seus meios de sobrevivência, ameaçadas na própria vida.

          Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.

        O trabalho é uma atividade que interfere diretamente na vida material do homem. Os homens têm que ter a condição de viver para que possa fazer história. Então o serviço social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social é a demonstração do seu trabalho que insere no âmbito das relações sociais, ajudando assim as pessoas conseguirem um meio de se sustentar.

  1. Políticas Públicas

           As políticas públicas são resultantes das atividades política que compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores. Nesse sentido é necessário distinguir entre política pública e decisão política. Uma política pública geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para programar as decisões tomadas. Já uma decisão política corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências das pessoas envolvidas, expressando em maior ou menor graucerta adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Um exemplo encontra se na emenda constitucional para reeleição presidencial. Trata se de uma decisão, mas não de uma política pública. Já a privatização de estatais ou a reforma agrária são políticas públicas.

          Também pode ser definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.

           Outra definição diz que do ponto de vista etimológico, refere-se à participação do povo nas decisões da cidade, do território. Porém, historicamente essa participação assumiu feições distintas no tempo e no lugar, podendo ter acontecido de forma direta ou indireta. De todo modo, um agente sempre foi fundamental no acontecimento da política pública: o Estado.

         Todas as explicações tem um ponto comum precisa-se do povo para poder fazer uma politica pública de qualidade e que alcance o maior número de pessoas.  Atualmente, é comum se afirmar que a função do Estado é promover o bem estar da sociedade. Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e atuar diretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação, meio ambiente.

         Para atingir resultados em diversas áreas e promover o bem estar da sociedade, os governos se utilizam das Políticas Públicas que podem ser totalidade de ações, metas e planos que os governos nacionais, estaduais ou municipais, traçados para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público.

         Ela faz solicitações, pedidos ou demandas, para os seus representantes deputados, senadores e vereadores e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos, tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República, para que atendam as demandas da população.

        Em outras palavras, as Políticas Públicas são o resultado da competição entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender seus interesses. Tais interesses podem ser específicos como a construção de uma estrada ou um sistema de captação das águas da chuva em determinada região ou geral como demandas por segurança pública e melhores condições de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com