TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA RETROSPECTIVA DA TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NOS DOCUMENTOS DE ARAXÁ, TERESÓPOLIS, SUMARÉ E ALTO DA BOA VISTA

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  7.215 Palavras (29 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL 3 – ARTIGO A DISCIPLINA ENTREGUE EM 11.06.2018

UMA RETROSPECTIVA DA TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NOS DOCUMENTOS DE ARAXÁ, TERESÓPOLIS,

SUMARÉ E ALTO DA BOA VISTA

Cintia Maria da Silva, Verônica Maria do Nascimento Moura, Ana Clara C dos Anjos, Maria Luíza R Pereira, Gabriel F B Cruz, Sarah Larissa E R Silva[1]

RESUMO: O presente artigo objetiva fazer uma reflexão acerca dos seminários de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista, eventos esses, extremamente relevantes para entender a perspectiva modernizadora e o movimento de reconceituação do Serviço Social Brasileiro, marcado no contexto do período pós-64. Para isto, este trabalho parte de um estudo bibliográfico dos documentos resultantes dos seminários supracitados e pode ser dividido em três partes, na primeira parte reflete sobre o documento de Araxá e suas contribuições, em seguida discorre sobre o seminário e documento de Teresópolis destacando seu marco na perspectiva modernizadora, e por último trata dos seminários de Sumaré e Alto da Boa vista. O referido estudo permite uma ampla concepção do pensamento, atuação e contexto dos profissionais da época, e consequentemente exemplifica bem o processo de renovação do Serviço Social no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social. Reconceituação. Perspectiva Modernizadora.  Seminários.

ABSTRACT: This article aims to reflect on the seminars of Araxá, Teresópolis, Sumaré and Alto da Boa Vista, which are extremely relevant to understand the modernizing perspective and the reconceptualization movement of the Brazilian Social Service, marked in the context of the post-64 period . This work starts from a bibliographic study of the documents resulting from the seminars mentioned above and can be divided into three parts, the first part reflects on the Araxá document and its contributions, on the seminar and document of Teresópolis highlighting your landmark in the modernizing perspective, and finally, deals with the Sumaré and Alto da Boa Vista seminars. This study allows a conception of thought, performance and context of the professionals of period, and consequently, exemplifies deeply the process of renewal of Social Service in Brazil.

KEY-WORDS: Social Service. Reconceptualization. Modernizing Perspective. Seminars.

1 INTRODUÇÃO

No Brasil o desenvolvimento político e econômico, o progresso das ciências sociais e as mudanças ocasionadas pelo pós-guerra, acarretaram em novas necessidades para a sociedade, estas percebidas pelos Assistentes Sociais, os quais promoveram a reconceituação no início da década de 1960. A perspectiva modernizadora vem a ser a primeira expressão desse processo e se manifesta desde os primeiros encontros que discutem essa reconceituação.

 Nessas circunstâncias, trouxeram para o Serviço Social diversos questionamentos apoiados nas disciplinas sociais assentadas nas universidades, esse movimento resultou em um fenômeno que se mostrou em relação ao Serviço Social, principalmente na América Latina, como também na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Nesse momento, o CBCISS em 1966, propõe um intenso estudo do Serviço Social para desenvolver os conhecimentos básicos para um trabalho eficiente. Dessa orientação irão suceder documentos oriundos de Seminários: o primeiro em 1967, na cidade de Araxá em Minas Gerais, tratando da “Teorização do Serviço Social”; posteriormente, em 1970 na cidade de Teresópolis no estado do Rio de Janeiro, sobre “Metodologia e Serviço Social”; e em 1978, no Sumaré sobre “Cientificidade e Serviço Social”. No que tange ao Seminário do Alto da Boa Vista, realizado em 1984, houve uma atenção em aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos Documentos elaborados nos encontros anteriores, visando acrescentar aos outros Seminários, mais pontos para a construção da metodologia do Serviço Social.

Dessa forma, o propósito do presente artigo é expor, discutir e aprofundar as pesquisas impulsionadas pelo movimento de reconceituação e suas implicações no agir profissional, com enfoque nos documentos de teorização do Serviço Social, em conjunto com a análise feita por José Paulo Netto, apresentando os elementos mais tocantes de cada seminário, denotando sua formulação e seus desdobramentos.

2 DOCUMENTOS DE ARAXÁ, TERESÓPOLIS, SUMARÉ E ALTO DA BOA VISTA

2.1 O contexto histórico do Brasil e do Serviço Social à época do Documento de Araxá

        O Documento de Araxá surgiu no momento em que no Brasil se efetivava o Golpe de 1964, especificamente o Governo de Castelo Branco de 1964 a 1967, de acordo com Aguiar (1995). Esse governo foi composto de militares provenientes da classe média e de tecnocratas, estando ausentes os políticos, sindicatos a velha aristocracia e os empresários industriais.  

        Aguiar (1995) explica que o Governo de Castelo Branco foi idealista no sentido de querer mudar primeiro a “consciência” antes de mudar as estruturas, uma alienação da realidade, bem como de crer que o desenvolvimento econômico poderia ser feito através das leis. Além, de idealista era um governo economicamente imobilista e anti-industrializante, conservador, moralista e anticomunista, assumiu foi o liberalismo-intervencionista-tecnocrático-miliar que dominou entre 1964 e 1967.  Na perspectiva externa, esse governo era colonialista por ter colocado o país sob a dependência dos Estados Unidos, crendo que o Brasil só se tornaria desenvolvido a partir do auxílio externo.

         E é dentro desse contexto histórico e ideológico que surge o marco do Serviço Social brasileiro: Documento de Araxá em 1967. É importante destacar que no período histórico da década de 60 os grupos de assistentes sociais passaram a questionar o Serviço Social quanto à sua natureza e operacionalidade. Esses questionamentos consolidam-se com os seminários regionais como foi o que ocorreu em 1965, em Porto Alegre, com profissionais da Argentina, Uruguai e Brasil, preconizando assim o Serviço Social latino-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (241.9 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com