TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teorização Do Serviço Social - Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré

Por:   •  19/7/2021  •  Resenha  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 11

Anna Beatriz Correa Rodrigues

Edyvânia Santos Serra

Karla Byanca Carvalho Ferreira

Luciana Raquel Moraes Pereira

Teorização Do Serviço Social - Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré

Introdução

 Como manifestação dos desmatamentos sociais, agindo sobre o reajustamento moral dos sujeitos identificando níveis e sujeitos sociais.

O esforço de teorização do serviço social no Brasil, colocando em foco a busca de análise e síntese dos componentes universais com uma busca por adequação a realidade social e econômica brasileira. Nesse sentido, o Comitê Brasileiro de Internacional do Serviço Social (CBISS) convidou um grupo de assistentes sociais de diferentes partes do Brasil para responder aquele imperativo. Assim, aconteceu em Araxá o seminário em 1967 com 38 assistentes sociais que elaboraram um documento. No início dos estudos foi formado cinco grupos com o Serviço Social de Caso, Desenvolvimento de Comunidade, Serviço Social de Grupo, Administração sem Problemas. 

Na redação do documento, o capítulo I análise o objetivo do serviço social e funções de acordo com sua evolução histórica, mas se voltando para o futuro. Já o capítulo II que estuda a metodologia do Serviço Social e o capítulo III que retrata a adequação da profissão a realidade brasileira.

Capítulo I

Considerações sobre a natureza do serviço social

O Serviço Social é considerado uma "Ciência Social Aplicada", por intervir na realidade social e usufruir dos conhecimentos da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Política, etc. A muitos que digam que o Serviço Social deveria ter uma posição de independência no quadro das ciências, afirmando possuir um sistema de conhecimentos científicos e outros que digam que ele é uma ciência quando sintetiza as ciências psicossociais.

Há uma certa concordância em caracterizar o Serviço Social em um plano do conhecimento especulativo-prático. Apoia-se também considerá-lo uma técnica social, pois ele influência o comportamento humano.

Com a existência de vários componentes que podem ser sistematizados como um instrumento de intervenção da realidade, isso implica na evolução dos conceitos de Serviço Social. Desse modo, o Serviço Social com essa intervenção vai atuar no bojo das inter-relações da ideia indivíduo-sociedade. O seu processo de teorização ocorre na práxis e vem da análise crítica do "modus operandi".

O Serviço Social se caracteriza pela sua intervenção na realidade junto aos indivíduos que se encontram em estruturas sociais inadequadas. A sua evolução no Brasil ocorreu pela montagem de um sistema de instituições sociais, que visavam solucionar as diversas expressões da questão social através de programas assistenciais. Através desses fatos o Serviço Social adquiriu a imagem de uma atividade voltada para a prestação de serviço de assistência.

As suas peculiaridades são os caracteres corretivo, preventivo e promocional. O seu caráter corretivo é definido pela sua intervenção na realidade, buscando remover as causas e dificuldades que atrasam o indivíduo, ou seja, que impedem seu desenvolvimento. Já o seu caráter preventivo vem do processo de se precaver as consequências de um determinado fenômeno. O seu caráter promocional é consolidado pela sua atuação para habilitar indivíduos, grupos, comunidades e populações, pois acha-se na afirmação de que promover é capacitar. Todos esses caracteres são válidos desde que adquiram uma resposta adequada ao contexto em que é chamado a atuar o profissional do Serviço Social.

A reformulação do Serviço Social com essa nova de teoria e de ação, são para melhor servir a sociedade. Ele contribui para a que haja uma integração das pessoas no desenvolvimento do País. Com o processo de desenvolvimento mundial esse profissional adquiriu um novo papel, o de atuar na realidade econômica, rompendo com sua atuação nos processos de caso, grupo e comunidade. Passando a incorporar novos métodos e processos.

Objetivos do Serviço Social

O Serviço Social tem objetivos distintos, que se dividem em objetivo remoto e seus objetivos operacionais. O primeiro é considerado como o provimento dos recursos indispensáveis para o desenvolvimento do indivíduo, a sua valorização e à melhoria nas condições de vida, promovendo um atendimento dos valores universais e a harmonia entre estes e os valores culturais e individuais.

Sem uma teorização sobre a universalidade da condição humana. A Declaração Universal dos Direitos do Homem, das Nações Unidas, assumiu o quadro de valores. Destaca-se a necessidade de investigações sistemáticas sobre o assunto, cujo os resultados possam consolidar o embasamento teórico do Serviço Social.

Os objetivos operacionais, são: a) identificar um problema ou distorções residuais que impedem o desenvolvimento dos indivíduos, famílias, grupos, comunidades e populações, ou seja, impedem eles de  alcançarem um padrão econômico-social; b) coleta e elaboração de dados voltados aos problemas ou disfunções que necessitam de reformas das estruturas e sistemas sociais; c) criar condições para a integração dos indivíduos, para torna-se efetiva sua participação consciente nas condições decorrentes de mudanças. d) implantar e dinamizar sistemas para permitam o alcance dos seus objetivos.

Funções do Serviço Social

Da natureza do Serviço Social e dos seus objetivos se devolve suas funções, que são divididas nos diferentes níveis de atuação: a) Na Política Social o profissional vai provocar o processo de elaboração de políticas e sua reformulação quando necessário. b) No Planejando, ele vai formular objetivos e fixar metas, através do conhecimento das necessidades, das expectativas, dos valores atingidos e comportamentos da comunidade. c) Na administração de Serviços Sociais o profissional vai planejar programas sociais, implantar, administrar e avaliar. d) Nos Serviços de atendimento direto, corretivo, preventivo e promocional, o profissional vai fazer a integração dos indivíduos que apresentam problemas ou dificuldades; proporcionar o exercício da vida em grupo; contribuir para a integração da comunidade no processo de desenvolvimento; trabalhar em organizações, com o objetivo de integrar os objetivos e métodos numa perspectiva de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com