TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE:

Exames: UMA VISÃO PRÁTICA DA CONTABILIDADE:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................4

2.1 DESENVOLVIMENTO............................................................................5

3 CONCLUSÃO............................................................................................6

4 REFERÊNCIAS..........................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

“Uma visão prática da contabilidade”, sugere a nós alunos do curso uma autoanálise de como deve ser o profissional e a importância do mesmo no âmbito empresarial. Sendo assim, partimos do conceito da seriedade dessa disciplina interdisciplinar, proporcionando para muitos alunos o primeiro contato com o empresário e, a relação entre o responsável contábil. Como crescimento seja pessoal ou profissional se torna válido a partir do momento que aprendemos e o colocamos em prática no nosso ambiente.

No texto “Inovação para crescer nos negócios” que nos foi apresentado, tem uma citação, entre muitas, interessante e plausível de discussão colocada pelo empresário João Colofatti. (...) outro ponto crucial para manter o crescimento de uma empresa é o investimento. (...)

Mas, por que citar essa, dentre tantas falas do empresário João Coloffatti? Porque esse foi um dos motivos que me fizeram querer a empresa da qual visitei pra desenvolver esse texto. Citação bastante relevante por se tratar de uma discussão vivenciada segundo o empresário em relação sua empresa.

Ao iniciarmos nosso trabalho/atividade interdisciplinar nos sentimos receosos quanto à recepção por parte do empresário em relação a nós alunos, receio esse, que foi ligeiramente tirado de maneira a nos sentirmos um pouco parte da empresa. Sociedade essa, que se iniciou de maneira bastante difícil no mercado, não por existir muitas, mas simplesmente por insegurança do próprio sócio/administrador.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa da qual fomos visitá-la trabalha no ramo de mecânica e autopeças de caminhão, com dois sócios, mas apenas um administrador. Iniciada no mercado informal veio com o decorrer dos anos se adequando de maneira muito devagar (segundo o próprio empresário), no entanto, conseguiu sair do mercado informal passando a exercer sua escrituração contábil em um escritório terceirizado.

Segundo o sócio/administrador no início foi bastante complicado a utilização das informações advindas do escritório contábil, em virtude de achar pouca importante pelo fato de ser totalmente leigo. A primeira mudança ocorreu quando então sua esposa formada em ciências contábeis começou a junto envolver e entender a importância do profissional contábil no caminhar junto.

Ainda, de acordo com o empresário existe certa resistência em utilizar tão somente as informações vindas do escritório, por muitas vezes achar que a pratica e a experiência é importante no crescimento de sua empresa.

Outro ponto bastante interessante na fala do empresário é o fato de segundo ele sozinho (sem auxilio do profissional contábil) ter conseguido passar por momentos de extremo desespero em meio à falência da empresa. Como sua empresa não existia perante aos órgãos públicos, também não existiria diante das instituições financeiras (problema esse discutido posteriormente).

Hoje de acordo com o empresário, ele tem conseguido se manter no mercado com uma missão de busca pelo crescimento e aprimoramento no atendimento. Com uma visão mais ampla e aberta quanto à necessidade do profissional contábil dentro de seu estabelecimento.

O que mais o agrada segundo o empresário é poder estar com sua documentação em dia segundo os órgãos fiscalizadores, motivo esse que o fez crescer gradativamente e possibilitaram investimentos sonhados por ele, serem conquistados. Lembrando que esse processo não foi rápido e tampouco fácil diante de suas limitações em relação ao mundo virtual.

Alguns anos já se passaram desde a fundação de sua empresa, a busca hoje se tornou mais intensa e o desejo de crescer mais forte seguindo lógico o crescimento e desenvolvimento do mercado atual que visa empresas e clientes mais qualificados no dia a dia.

A organização da empresa acontece da seguinte forma:

O sócio Administrador................ A

A esposa..................................... B

O encarregado dos mecânicos....C

O sócio exerce a parte de compra e venda de peças, atende clientes e fornecedores, faz serviços de pagamento entre outras funções da parte pratica, a esposa trabalha na parte burocrática (servidora publica) da empresa junto com o escritório contábil e, por fim trabalha um profissional na parte de fiscalização de serviços de mecânica, gerenciando assim seus colegas na parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com