TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UML - Padrões

Trabalho Escolar: UML - Padrões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Sistematização: Meados do século XIX, com Humboldt e Ritter.

Determinismo Ambiental: foi o primeiro paradigma a caracterizar a geografia que emerge no final do século XIX, na Alemanha. Principal representante: Friedrich Ratzel. Concepções defendidas: As condições naturais determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir. Ratzel cria conceitos como: espaço vital, região natural, fator geográfico e condição geográfica.

Possibilismo: Surge ao fim do século XIX, na França. Principal representante: Paul Vidal de La Blache. Concepções defendidas: Procurou abolir qualquer forma de determinação, adotando a idéia de que a ação humana é marcada pela contingência. A natureza é considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse.

Método Regional: vem contrário ao Possibilismo e ao Determinismo. Nele, a diferenciação de áreas é vista através da integração de fenômenos heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra. Focalizando assim o estudo de áreas e atribuindo à diferenciação como objeto de geografia. A partir dos anos 40 essa corrente ganha importância com raízes em Alfred Hettner e Hartshorne.

Nova geografia: Surge após a 2.a Guerra Mundial com o objetivo de justificar a expansão capitalista, assim como dar esperanças aos “deserdados da terra”. Concepções defendidas: utilização do método positivista lógico (Neopositivismo), utilizando-se para isso de técnicas estatísticas.

Geografia Crítica: Surge após a década de 1970 em oposição ás correntes anteriores, com intenção de participar de um processo de transformação da sociedade. Esse paradigma repensa a questão da organização espacial, herdada basicamente da nova geografia. Trata-se, no caso, de ir além da descrição de padrões espaciais, procurando-se ver as relações dialéticas entre formas espaciais e os processos históricos que modelam os grupos sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com