TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UML - Programação

Trabalho Escolar: UML - Programação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Apresenta-se neste um Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software englobando proposta detalhada de especificação de arquitetura de software para empresa Locadora. O projeto inicia-se com uma apresentação resumida da empresa Locadora e os requisitos funcionais do sistema. São apresentados os objetivos – Sistema de Locação e Controle e a área de negócio a ser abrangida. Este projeto está em consonância com os documentos de visão, de especificação de caso de uso, de requisitos e outros documentos elaborados na disciplina de UML. São apresentados neste projeto os seguintes diagramas da UML: Caso de Uso, de Classes, de Implantação, de Componentes, de Atividades, etc.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. REQUISITOS FUNCIONAIS

3. REGRAS DE NEGOCIO

4. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA DE LOCADORA DE VEICULO

5. DIAGRAMA DE CASO DE USO LOÇÃO DE VEICULO

6. DESCRIÇÃO DOS CASOS DE USO QUE COMPÕE O DIAGRAMA

7. DIAGRAMA DE CASOS DE USO

8. DOCUMENTAÇÃO DOS DIAGRAMAS DO CASO DE USO DA LOCADORA

9. DIAGRAMA DE CLASSES

10. DIAGRAMA DE OBJETO

11. DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA

12. DIAGRAMA DE ATIVIDADE

13. CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

Este projeto apresenta os principais itens de arquitetura de software no desenvolvimento do Sistema de Locação e Controle: para a administração da empresa “Locadora de veiculo”.

Este projeto sistema tem como objetivo oferecer maior qualidade no atendimento ao cliente e melhor administração das atividades desempenhada na empresa, com uma integração melhor entre os clientes, funcionários e a locadora.

O projeto surge da necessidade que a empresa tem de possuir um sistema que facilite os serviços oferecidos e de seguranças aos dados da empresa.

Por meio deste sistema será disponibilizada agilidade no atendimento, praticidade nos serviços desenvolvidos diariamente, facilitando o trabalho da empresa e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.

2. REQUISITOS FUNCIONAIS

1. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de clientes da locadora de carros, com os seguintes atributos: nome, endereço, cidade, estado, telefone, email, documento de identificação (CPF para brasileiros e passaporte para estrangeiros), data de nascimento e nome dos pais.

2. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção das diversas categorias de carros, com os seguintes atributos: código da categoria, descrição da categoria, preço diário de locação, preço semanal de locação, preço mensal de locação e quantidade de carros em estoque para cada categoria.

3. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção dos carros para aluguel pertencentes à locadora de carros. Cada carro possui os seguintes atributos: placa do carro, código da categoria de carro, fabricante, marca, ano e modelo do carro. Para cada categoria de carro podem existir diversos carros com placas, modelos e anos diferentes.

4. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de funcionários da locadora de carros, com os seguintes atributos: nome, endereço, cidade, estado, telefone e data de nascimento.

5. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção dos tipos de serviços adicionais oferecidos pela locadora de carros. Cada tipo de serviço adicional possui os seguintes atributos: código do tipo de serviço oferecido, descrição do serviço adicional e preço.

6. O sistema deve permitir o processamento da reserva de carro, com os seguintes atributos: data e hora de retirada do carro, data e hora prevista para devolução do carro, identificação do cliente, categoria de carro desejada, valor da diária, funcionário responsável pela reserva, taxa de multa a ser cobrada em caso de desistência de última hora (a menos de 4 horas do início previsto de retirada), ou pelo atraso na data de entrega, os dados do cartão de crédito do cliente e desconto concedido (opcional). A reserva só deve ser permitida se houverem carros do tipo requisitado disponíveis no período indicado. Caso contrário o sistema deve emitir uma mensagem de alerta e a reserva não pode ser confirmada. A remoção de reserva somente é permitida sem maiores encargos até 4 horas antes do início previsto para aluguel do carro. Após esse período, a remoção da reserva deve emitir um alerta para o funcionário da locadora de que deve ser cobrada a taxa de multa estabelecida durante a reserva.

7. O sistema deve permitir a retirada de carro por um cliente. Cada retirada de carro possui os seguintes atributos: data e hora de retirada do carro, data e hora prevista para devolução do carro, identificação do cliente (previamente cadastrado), funcionário responsável pela retirada, placa do carro alugado, quilometragem registrada no momento da retirada, discriminação dos serviços adicionais contratados, valor da diária e desconto concedido (opcional). Se tiver sido feita a reserva prévia do carro, então, durante a retirada, informa-se o nome do cliente e os dados da reserva são recuperados automaticamente pelo sistema e alterados pelo funcionário, se necessário.

8. O sistema deve permitir a devolução do carro por um cliente, com os seguintes atributos: placa do carro alugado, data e hora de devolução do carro, quilometragem registrada no momento da devolução, número de diárias cobradas, valor de cada diária, valor dos gastos com combustíveis, e desconto concedido (opcional). O sistema deve automaticamente somar às diárias e combustíveis, as taxas cadastradas durante a retirada do carro, referentes aos serviços adicionais contratados. O sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com