TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E SAUDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E SAUDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

SERVIÇO SOCIAL

ANTOPOLOGIA

DAFINE JESUS SANTANA

SUZETE SILVA

THAÍS FERREIRA DE MORAES MARTINS

ETNOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE MARAÚ

ITABUNA – BA

2014.2

[pic 2]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E SAUDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

SERVIÇO SOCIAL 

ANTROPOLOGIA

DAFINE JESUS SANTANA

SUZETE SILVA

THAÍS FERREIRA DE MORAES MARTINS

ETNOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE MARAÚ

[pic 3]

ITABUNA – BA

2014.2

Maraú: Luz do sol ao amanhecer

A península de Maraú está localizada no Sul Baiano; microrregião de Valença, região hoje chamada de Costa do Dendê e é marcada pela cultura da borracha, do coco-da-baía, da mandioca e da piaçava que são itens importantes da produção agrícola e o turismo que desponta como fator atual de significativa relevância para economia do lugar.

 A descoberta de Maraú se deu em 1705 através de capuchinhos italianos, missionários da fé católica. O nome primitivo era Mairahú, cujo significado aborígene de “luz do sol ao amanhecer” expressa a beleza do local em que uma nova gente haveria de plantar suas raízes para se fazer povo. Ali, estabelecida se achava uma tribo indígena chamada Maíra. Em 1717, com a construção de sua capela de frades, foi elevada à categoria de freguesia sob a denominação de São Sebastião de Maraú e no dia 30 de março de 1938 através do Decreto-Lei n. 10.724 é elevada a categoria de cidade.

Não se pode deixar de mencionar o potencial de pesca e mariscagem no município, fatores importantes na geração de renda e alimentação das comunidades litorânea do Baixo Sul e abertos a grande expansão de mercado. Nas restingas e manguezais, robalos, tartarugas, camarões, pitus, caranguejos, guaiamuns, siris, entre outros, enriquecem essas áreas especiais do litoral marauense. Maraú é um santuário de exótica e pujante beleza natural, à disposição de quem admira, ama, apaixona-se. Tem um rico espaço natural com cachoeiras, fonte minerais, ilhas, lagoas, morro, praias, rios e serras distribuídos em seus povoados, recantos de grande beleza enfeitam e compõe a natureza marauense.

A cultura do povo marauenses é caracterizada por um modo de vida simples e carismático, à alegria das famílias, a fé das pessoas que se dedicam ao seu padroeiro São Sebastião o ano inteiro. É a conversa na porta da rua, as crianças brincando nos jardins tranquilamente, o sossego e calmaria do lugar faz com que os moradores se sintam despreocupados.

Outro grande valor cultural da cidade é o folclore, os moradores antigos nas prazerosas conversas de fim de tarde contam as lendas que enchem de fantasia a cabeça da moçada! Mandú, Caipora, Mascarados, Terno de Almas são exemplos das lendas que explica o inusitado, passando de geração para geração e que trazem a alegria e encanto para as ruas da cidade.

 

No município o comércio é variado: supermercados, farmácias, bares, lojas de conveniências, restaurantes, e uma pequena feira livre informal, funcionando as sextas e sábados. Os vendedores que vem dos povoados circunvizinhos, expõem frutas, legumes e verduras da região. Há também um Mercado Cultural, dividido em boxes onde se encontra os açougues, lanchonetes com as iguarias locais, pequenas mercearias que funciona diariamente. E é nele onde os senhores pescadores e tantos outros se reúnem todos os dias para jogar suas partidas de dominó e falarem das suas aventuras no mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com