TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH/CAMPUS V

Por:   •  12/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH/CAMPUS V

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADAILZA VIEIRA DE ALMEIDA

JAMILE OLIVEIRA SANTOS

LIDIANE SANTOS DA SILVA

MATEUS HENRIQUE PAIXÃO ALMEIDA

MARIVALDO GUEDES COSTA SANTOS JÚNIOR

NEILMA BRITO BORGES

SÍNTESE DA DINÂMICA CONCEITUAL:

ESCOLA ALEMÃ

SANTO ANTÔNIO DE JESUS

2018

ADAILZA VIEIRA DE ALMEIDA

JAMILE OLIVEIRA SANTOS

LIDIANE SANTOS DA SILVA

MATEUS HENRIQUE PAIXÃO ALMEIDA

MARIVALDO

NEILMA BRITO BORGES

SÍNTESE DA DINÂMICA CONCEITUAL:

ESCOLA ALEMÃ

Atividade avaliativa solicitada pelo professor Dr. Felipe Rodrigues Bomfim como avaliação parcial do componente curricular Economia Regional e Urbana, aos discentes do 8º semestre do Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia – Campus V.  

   

SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA

2018

INTRODUÇÃO

        Essa atividade tem como objetivo abordar sobre alguns dos principais teóricos que da Geografia Econômica e suas contribuições.

ESCOLA ALEMÃ

ANÉIS DE VON THUNEN

        A teoria do Estado Isolado é a mais antiga entre as teorias de localização. Ela surge em um contexto elementar da economia europeia do início do século XIX. Com a exceção do processo de industrialização concentrado na Inglaterra, os demais territórios da Europa ainda tinha a agricultura como uma das principais atividades econômicas. É nessa realidade que a teoria de Johann Heinrich Von Thunen surge para a organização espacial da produção agrícola, em 1826.

        Cruz et al. (2011) afirma que Thunen procurou responder como se distribuíam atividades agrícolas em torno das cidades, levando em consideração a fertilidade do solo, a distância do centro consumidor e os custos de transporte. Ela se baseava em um modelo de divisão do espaço em círculos iguais, onde o centro consumidor, seria o núcleo atrativo para a venda dos produtos agrícolas. Cada círculo representaria um determinado produto agrícola e sua localização é influenciada pela a natureza do produto e do custo de deslocamento. Por exemplo, o cultivo de produtos perecíveis deveria ser feito próximo ao centro consumidor, em razão das suas condições peculiares.

OS CONES DE LOSCH

        Um dos principais teóricos da economia espacial é o geógrafo alemão, do século XIX, August Lösch, que desenvolveu um modelo sobre a localização das atividades econômicas, baseado no equilíbrio geral satisfatório. Segundo Donda Júnior (2002), para Losch, a escolha da localização ótima deve estar ligada com a maximização do lucro e não o menor custo possível.

HOTELLING

        O influente teórico econômico, Harold Hotelling (1929), abordou sobre um assunto diferente dos demais mas tão importante quanto. Sua teoria discute a interdependência espacial das empresas dentro de um contexto competitivo, a forma pela qual as organizações determinava a sua localização estrategicamente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com