TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ultrassom

Resenha: Ultrassom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

A grande motivação para a elaboração deste estudo é a possibilidade de virmos a utilizar o ensaio por ultrassom em nossa vida profissional. Nosso objetivo é apresentar ao leitor o ensaio por ultrassom de forma objetiva e completa, partindo da apresentação das principais normas técnicas empregadas para o ensaio, no Brasil.

O ensaio por ultrassom é um procedimento técnico que visa detectar deformações internas numa peça sem danificá-la. Esta definição faz parte do segundo tópico deste estudo, que aborda os objetivos do ensaio, suas aplicações, vantagens e desvantagens em relação a outros ensaios.

Para se compreender, de fato, o que é o ultrassom e como seu ensaio funciona, é preciso antes dominar alguns conceitos a respeito do som, dos ensaios não-destrutivos e dos cristais piezoelétricos, nosso terceiro tópico enfatiza estes conceitos.

Os equipamentos empregados no ensaio são essenciais para que o procedimento corra bem. O osciloscópio, os líquidos acoplantes e os quatro tipos específicos de transdutores são explicados com detalhesna sequência de nosso estudo.

O último tópico de nosso estudo aborda as quatro principais técnicas de ensaio, transparência, pulso-eco, duplo cristal e transdutores angulares. A diferença entre as técnicas é pouca, embora acarrete resultados completamente diferentes. As técnicas sempre utilizam ao menos um transdutor de cristal piezo elétrico, um osciloscópio e um líquido acoplante. A diferença costuma estar entre o ângulo de incidência do ultrassom, ou na forma como este ultrassom é captado em seu retorno.

O ensaio por ultrassom é hoje largamente utilizado na área industrial, principalmente para a verificação da qualidade de peças. É um ensaio rápido, que apresenta resultados muito conclusivos, portanto é importante compreender seu funcionamento e saber executá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com