TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ULTRASSOM ME TEST

Tese: ULTRASSOM ME TEST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

SÃO MATEUS DO SUL – PR

2013

1-ENSAIO DE ULTRASSOM ME:

Sons extremamente graves ou agudos, podem passar desapercebidos pelo aparelho auditivo humano, não por deficiência deste, mas por caracterizarem vibrações com freqüências muito baixas , até 20Hz (infra-som) ou com freqüências muito altas acima de 20 kHz (ultrassom), ambas inaudíveis.

Assim como uma onda sonora, reflete ao incidir num anteparo qualquer, a vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir num anteparo qualquer.

A vibração ou onda ultrassônica ao percorrer um meio elástico, refletirá da mesma forma, ao incidir numa descontinuidade ou falha interna a este meio considerado.

Através de aparelhos especiais, detectamos as reflexões provenientes do interior da peça examinada, localizando e interpretando as descontinuidades ou verificando a sua espessura.

O ensaio por ultrassom tem como finalidade a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos, além de também viabilizar a verificação da espessura destes materiais.

As descontinuidades são caracterizadas pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a serem examinados, como por exemplo: bolhas de gás em fundidos, dupla laminação em laminados, micro-trincas em forjados, escorias em uniões soldadas e muitos outros. E a espessura dos materiais obedecem a regras de projeto e de fabricação de matérias primas como chapas, tubos, tarugos, etc, por isso a sua verificação já no recebimento da matéria-prima já é importante. Portanto,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com