TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONDULATÓRIA: ULTRASSOM E EFEITO DOPPLER

Trabalho Universitário: ONDULATÓRIA: ULTRASSOM E EFEITO DOPPLER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

“E.E JARDIM PRIMAVERA”

Salto De Pirapora – SP

ONDULATÓRIA: ULTRASSOM E EFEITO DOPPLER

Nome: Raffaela Gasparini Milano; Nº: 23; Série: 2ª ano D; Professora: Fátima; Data: 23 de setembro de 2014; Disciplina: Física.

ONDULATÓRIA

ULTRASSOM E EFEITO DOPPLER

INDICE:

1. Introdução;

2. Ondas Eletromagnéticas;

3. Ondas Mecânicas;

4. O Som;

5. Infrassom;

6. Ultrassom;

7. Efeito Dopper;

8. Anexos;

9. Referencias.

INTRODUÇÃO

Para compreender melhor a natureza e o funcionamento do Ultrassom e do efeito doppler, é necessário, primeiro, ter a noção básica sobre que é uma onda;

Ondas de vários tipos estão presentes em nossa vida. Quando vemos objetos, por exemplo, nossos órgãos visuais estão sendo sensibilizados por ondas luminosas. Por causa das limitações de nosso sistema visual, outras ondas do mesmo tipo não podem ser vistas (como as ondas utilizadas nas telecomunicações).

Podemos ouvir música, vozes e ruídos graças as ondas sonoras. Assim como acontece com as ondas luminosas, as limitações do nosso sistema auditivo não nos permitem ouvir certas ondas do mesmo tipo do som, como o ultrassom.

Além da luz e do som, que são ondas que mais percebemos em nosso dia a dia, podemos encontrar outras, como as ondas formadas na superfície da água quando nela cai algum objeto.

Todas as ondas possuem algo em comum: são energias que se propagam através de um meio. E de acordo com sua natureza (características físicas) as ondas são classificadas em dois grupos: ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas.

ONDAS ELÉTROMAGNÉTICAS

Ondas eletromagnéticas são formadas por dois campos variáveis, um elétrico e um magnético, que se propagam. Tal propagação pode ocorrer no vácuo e em determinados meios materiais.

ONDAS MECANICAS

São deformações que se propagam em meios elásticos. Esse fenômeno ocorre apenas em meios materiais, pois ondas mecânicas necessitam de partículas para se propagarem. Isso significa que ela nunca se propaga no vácuo.

A propagação de uma onda mecânica através de um material envolve o transporte de energia cinética e energia potencial mecânica e depende de dois fatores fundamentais: a inércia e elasticidade do meio.

O SOM

O som é uma onda mecânica que se propaga longitudinalmente em meios materiais. As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.

Definição: ondas mecânicas produzidas por uma fonte, possuem frequências audíveis para o ser humano que varia entre 20 Hz e 20 000 Hz.

INFRASSOM

Definição: Ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz. Essa frequência não pode ser ouvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com