TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web 4

Dissertações: Unidade Web 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  1.889 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1 -

Conforme Costa*, “As hipóteses científicas são usualmente resultado do que pode ser chamado de imaginação científica, insights como, por exemplo, a descoberta da dupla hélice espiral do DNA por Watson & Crike, ou a hipótese de que a luz tem a mesma velocidade para todos os observadores, que para Einstein deu origem à teoria da relatividade. Mas podemos nos perguntar se mesmo essas hipóteses ousadas se imaginativas dos cientistas poderiam ter surgido se não houvesse uma miríade de crenças indutivamente fundadas constituindo a própria base de construção da ciência”.

*COSTA, Claudio F. Anti-indutivismo e falseacionismo popperianos. Disponível em: http://www.filosofia.cchla.ufrn.br/claudio/epistemologia/anti-indutivismo_falseacionismo_popperianos.pdf Acesso em: 29/09/2008

Podemos afirmar que a hipótese de pesquisa é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade; pode parecer contrária, ou de acordo com o senso comum, pode ainda ser correta ou errada. Dentre as características de uma hipótese de pesquisa, pode-se citar:

Resposta Selecionada: e.

Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.

Resposta Correta: e.

Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.

A questão trata das características de uma hipótese de pesquisa, conteúdo da unidade 4.

Uma hipótese: deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.

As demais afirmações são falsas.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Um pesquisador preocupado com a evasão (alunos que abandonam a Universidade) em sua Universidade decidiu então fazer uma investigação para verificar a ocorrência de evasão e as causas que levaram seus alunos a se evadirem dos cursos de graduação.

Assim, na organização de sua pesquisa escreveu:

No Brasil, como em outros países, a busca pela educação de nível superior é cada vez maior o que pode ser verificado pelos dados de expansão do ensino superior. Os jovens almejam, através da Universidade, uma possibilidade de ascensão econômica e social. A Universidade é vista, dessa forma, como uma modeladora do futuro da sociedade, através dos novos profissionais ingressantes no mercado de trabalho, que irão influir certamente no pensamento da sociedade.

Entretanto, ocorre que, após o esforço de vencer o desafio seletivo do vestibular, os alunos frequentemente se evadem dos cursos.

Acreditamos que os reais motivos que levam o aluno a se afastar de um curso - cujo acesso ele disputou - através de uma desistência voluntária são:

• dificuldades particulares, ligadas à própria manutenção.

• trabalhar e estudar são atividades de difícil conciliação.

• problemas relacionados ao curso que não está satisfazendo suas necessidades, aspirações e perspectivas.

• a capacidade de absorção pelo mercado de trabalho.

• o desempenho escolar do aluno.

Pode-se afirmar que o texto destacado acima contém:

Resposta Selecionada: c.

As hipóteses da pesquisa

Resposta Correta: c.

As hipóteses da pesquisa

Feedback da resposta: Alternativa correta: As hipóteses da pesquisa

Uma hipótese é uma afirmação que deve conter um sentido completo e ser verificada no decorrer da pesquisa. Não é enunciada em forma interrogativa e nem na condicional; trata-se de uma sentença declarativa que pode ser verdadeira ou falsa.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?

Considerando os níveis em que uma pesquisa poder ser desenvolvida, é correto afirmar que a pesquisa do Gerente será:

Resposta Selecionada: b.

Descritiva

Resposta Correta: b.

Descritiva

Feedback da resposta: Observe que: realizam-se estudos exploratórios quando o objetivo é examinar um tema ou problema de pesquisa pouco estudado, do qual se tem muitas dúvidas ou não foi abordado antes.

Os estudos descritivos procuram especificar as propriedades, as características e os perfis importantes de pessoas, grupos, comunidades ou qualquer outro fenômeno que se submeta à análise.

As pesquisas explicativas pretendem estabelecer as causas dos acontecimentos, fatos ou fenômenos estudos, visam a responder as causas dos acontecimentos, fatos, fenômenos físicos ou sociais.

Portanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com