TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO folhas

1 INTRODUÇÃO 03

2 VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS 04

3 CONCLUSÃO 04

4 ANEXO I 05

1 - INTRODUÇÃO

Analfabetismo funcional trata-se de qualquer pessoa que possui menos de quatro anos de estudos completos.

A UNESCO ressalta que o processo de alfabetização só se consolida de fato, para as pessoas que completaram a 4ª série. Entre aquelas que não concluíram esse ciclo de ensino, se tem verificado elevadas taxas de volta ao analfabetismo (Boletim: Projecto Principal de Educação em América Latina e El Caribe, 1993)

De acordo com essa definição, em 2002, o Brasil apresentava um total de 32,1 milhões de analfabetos funcionais, o que representava 26% da população de 15 anos ou mais de idade.

Representados no anexo I, a maior variação percentual no período de 1992 a 2002 e também o gráfico representando a escala de percentuais entre as regiões do Brasil no ano de 2002.

Palavras chave: Analfabetismo funcional, dados Unesco, Regiões, valores

2 - VARIAÇÃO PERCENTUAL ENTRE AS REGIÕES BRASILEIRAS

O analfabetismo funcional no Brasil entre o período de 1992 a 2002 apresentava um percentual de 10,9%. Segundo suas grandes regiões, o Nordeste ocorre o maior valor percentual de 14,4%. Em contra partida a região sul apresenta menor índice com 9,2%.

Representado na tabela – Anexo I, a maior variação percentual deu-se na região Sudeste com 33%, destacando-se dentre as demais regiões, em percentual decrescente, com relação ao mesmo período.

3 - CONCLUSÃO

O analfabetismo funcional é um problema de muitos anos, uma das maiores preocupações no momento. O Ministério da Educação vem estabelecendo metas, firmando parcerias com empresários brasileiros, para atingir a redução destes índices em nosso território.

Esta pesquisa nos mostra o quanto é grave

o analfabetismo no Brasil, seus índices são alarmantes. Para melhorar este quadro é necessário que o governo, empresários e a sociedade civil, busquem um só objetivo: Melhor educação para todos.

Não podemos culpar somente o governo, uma vez que hoje a tecnologia favorece e esclarece qualquer dúvida. Esta ferramenta está disponível em diversos setores da sociedade e na maioria das redes de ensino, públicas e privadas, em nosso país. Acreditamos que se elas fossem utilizadas em busca de conhecimento e informação, certamente também estaríamos cumprindo o nosso dever e colaborando para o decréscimo destes índices.

4 - A N E X O I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com