TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vetores

Resenha: Vetores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  199 Visualizações

FUNDAMENTO TEÓRICO

Com o passar do tempo, a relação entre o homem e a natureza acarretou numa série de transformações significativas. A procura por condições de vida mais confortáveis acabou influenciando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. Hoje em dia, dentre os muitos combustíveis existentes, temos a gasolina entre os mais utilizados. A gasolina que é distribuída para os postos de abastecimento, deve ter até 25% de etanol, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Existem dois principais motivos para se adicionar álcool a gasolina. O primeiro é o índice de octanagem da gasolina que é aumentado, porque o álcool é mais fácil de evaporar funcionando como um antidetonante, e o segundo é a diminuição da emissão de monóxido de carbono na atmosfera, pois o etanol minimiza essa poluição.

OBJETIVO

Quantificar e avaliar o percentual de etanol contida em uma amostra de gasolina e verificar se a amostra está dentro das normas técnicas.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se em uma proveta graduada de 100 ml, 50 ml da gasolina a ser analisada e completou-se com uma solução saturada de NaCl até a marca de 100ml da proveta. Em seguida, a proveta foi fechada com a rolha e homogeizou-se bem. Esta ficou em repouso até a separação das duas camadas liquidas e insolúveis. Nestas condições, o álcool misturou-se com a solução de NaCl, se separando da gasolina.

Calculou-se a porcentagem e álcool na mistura, subtraindo-se da proveta de 100 ml, o dobro do volume de gasolina encontrado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com