TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vetores

Projeto de pesquisa: Vetores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  200 Visualizações

1 - Introdução

2 - Experimento

2.1 - Etapa 1

2.2 - Etapa 2

2.3 - Etapa 3

3 - Conclusão

4 - Referências bibliográficas

Introdução

Vetores, movimento circular uniforme, lançamento oblíquo (projétil)

Vetor

Em geometria analítica, um vetor espacial, ou simplesmente vetor, é uma classe de elementos geométricos, denominados segmentos de reta orientados, que possuem todos a mesma intensidade (denominada norma ou módulo), mesma direção e mesmo sentido.

Neste contexto, um vetor [pic]pode ser representado por qualquer segmento de reta orientado que seja membro da classe deste vetor (ou seja: pode ser representado por qualquer segmento de reta orientado que possua mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido de qualquer outro segmento da referida classe). E se o segmento [pic](segmento de reta orientado do ponto A para o ponto B) for um representante do vetor [pic], então podemos dizer que o vetor [pic]é igual ao vetor [pic].

Movimento Circular Uniforme

O movimento circular uniforme (MCU) consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direcção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal.

Aceleração

O somatório das forças neste tipo de movimento é nulo na componente tangencial (componente da aceleração com direcção igual à do vector velocidade podendo ter sentido diferente) e não nulo na componente normal ou centrípeta (sendo esta componente direccionada para o centro da curva) à trajectória. Como tal, o

...