TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidrarias De Laboratório - Anhanguera Educacional

Trabalho Escolar: Vidrarias De Laboratório - Anhanguera Educacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas

Lucas Freitas

Vidrarias de Laboratório

Campinas-SP

setembro de 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................... 3

OBJETIVOS................................................................................................................... 4

VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS.......................................................................... 5

CONCLUSÃO............................................................................................................... 18

REFERÊNCIAS............................................................................................................ 19

INTRODUÇÃO

A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química. Os laboratórios de Química usam vários instrumentos, são chamados de vidrarias e equipamentos.

As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.

OBJETIVOS

Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.

VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

Béquer: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.

Bureta: É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

Balão de destilação: É utilizado em destilações simples ou fracionadas; o braço do balão é então ligado ao condensador.

Balão volumétrico: É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

Erlenmeyer: Tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

Funil comum: Ele é feito de vidro e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio deum filtro de papel.

Condensador: É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. Os mais comuns são os de Liebig, como o da figura. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

Proveta: a proveta é um instrumento preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com