TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Integral Do Direito

Trabalho Escolar: Visão Integral Do Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

O proposito comum de alcançar uma visão integral do direito, superando explicações unilaterais ou setorizadas, é o que entrelaçava todas as formas de tridimensionalismo. Esse desejo de integridade já se revelava em sua primeira formulação (qnd mestres como Vanni ou Giorgio procuravam proporcionar em seus compêndios de Filosofia do Direito, uma visão global do mundo jurídico apresentando sobre as perspectivas gnoseológica, fenomológica e deontológica, Vanni era mais atento a fenomenologia jurídica, pois era positivista, Giorgio era mais atento ao deontológica, pois era neokantiano). Com Gustav Radbruch que houve uma plena percepção de um problema eu estava subentendido, surgindo um novo enfoque, resultante de sua compreensão da cultura como realidade intercalada ou de mediação entre Sein e o Sollen, isto é, entre o mundo dos fatos e o mundo dos valores. Optando por uma visão ético-cultural do Direito, na qual exigências teóricas e práticas se correlacionam e entre si se explicam, Radbruch foi considerado um dos principais protagonistas da Escola de Baden. Havia sem dúvida na colocação do problema por ele uma opção no sentido de uma nova compreensão do homem e da sociedade em termos de cultura, implicando a necessidade de uma consideração global do fenômeno jurídico, como tal e como aliquid dotado de especial significação em razão de valores e de normal, não entendidas estas in abstracto, como meros juízos lógicos, mas sim no contexto do processo cultural. Garcia Medina percebeu essa diferença ontológica, ao começar a exposição de teorias tridimensionais com uma primeira parte destinada ao estudo dos conceitos iniciais de homem e de pessoa.

O fato bem significado de que, também no âmbito do Common Law, ocorria igual processo de superamento, a partir também do reconhecimento da insuficiência e unilateralidade das correntes empiristas, jusnaturalistas e normativistas (cada uma delas empenhada em focalizar a realidade jurídica segundo o prisma dominante ou exclusivo de sua preferencia.) é uma demonstração cabal de que o tridimensionalismo surgiu para superar a crise determinada por uma compreensão multifacetada e contraditória do direto. (nesse sentido a obra de Garcia é bem esclarecedora)

Sem Medina o tridimensionalismo de Reale – caracterizado pela concreta correlação dialética de fato, valor e norma em todos os campos do conhecimento jurídico - seria impossível de ser situado.

Para Reale o termo teoria tridimensional só pode ser empregado em sentido lato.

Um paradigma dialético capaz de dar-nos conta da distinção vetoria do sentido próprio de cada espécie de pesquisa, conforme as seguintes diretrizes:

• Na filosofia do Direito: compreensão axiológica de fatos em função de normas

• Na Sociologia do Direito: Compreensão factual de normas em função de valores

• Na Ciência do direito: Compreensão normatica de fatos em função de valores.

Ou em expressão dialética, respectivamente:

Fato -> Norma -> Valor

Valor -> Norma-> Fato

Valor -> Fato -> Norma

Como se vê, por essa ultima diretriz, a Ciência do Direito é uma ciência normativa, mas deixa de ser simples juízo lógico, à maneira de Kelsen, para ter um conteúdo fático valorativo. Vale notar que quer se tenha aceitado ou não expressamente a teoria tridimensional do direito quatole, o certo é que ela gerou a imposição da consciência da necessidade de um novo paradigma para se ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com