TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Bioquimica Aplicada

Trabalho Universitário: Vitaminas Bioquimica Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE

CCT-CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

VITAMINAS

Disciplina: Bioquímica Aplicada

Docente: C

Discente: MVS

28 de Maio de 2012, Fortaleza-Ce

Apresentação:

O termo VITAMINA foi utilizado pela primeira vez em 1911, para designar um grupo de substâncias que eram consideradas vitais; todos elas continham o elemento nitrogênio, na forma de aminas. Embora saibamos que algumas vitaminas hoje conhecidas não possuem grupos aminas, o termo vitaminas é usado até hoje.

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência de algumas dessas vitaminas, estas podem provocar certas doenças, a falta de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose e seu excesso é a hipervitaminose.

As vitaminas são classificadas em dois grupos: vitaminas lipossolúveis: solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado ( são as vitaminas ADEK); e as vit hidrossolúveis: são solúveis em água e logo excretadas na urina, por isso é necessário uma reposição diária de vitaminas do complexo B e vitamina C, que são as vitaminas hidrossolúveis.

Vitaminas Hidrossolúveis apresentadas:

B3 (niacina);

B7ouB8 (biotina);

B9 (ácido fólico);

B12 (cobalamina);

C (ácido ascórbico).

• Vitamina B3 (niacina):

-Histórico: Pelle agra é o termo em italiano para pele áspera, doença conhecida há séculos na Itália, onde comia-se derivados do milho (pois o milho é pobre em triptofano, precursor da vitamina B3). Em 1914, Funk postulou que a pelagra era uma doença carencial. Pouco tempo depois Goldberg demonstrou que se podia curar a pelagra e ele observou que essa carência em cães causava a língua preta nos mesmos. Em 1935, Warburg e outros isolaram o ácido nicotínico do sangue de cavalos.

- Funções: Participa dos mecanismos de oxidação celular; diminui o colesterol do plasma; possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos; componente de coenzimas relacionadas às enzimas respiratórias e vasodilatadoras; reduz triglicerídeos, antipelagra; ajuda a prevenir e aliviar a dor de cabeça provocada por enxaqueca; estimula a circulação e reduz a pressão sanguínea alta; importante nas funções cerebrais e revitalização da pele, também na manutenção do sistema nervoso e do aparelho digestivo. E sua dose diária é de 15mg.

- Fontes: Amendoim, castanha do Pará, levedura, fígado, aves, carnes magras, leite, ovos, frutas secas, cereais integrais, brócolis, tomate, cenoura, abacate, batata doce, em grande parte dos legumes, verduras e frutas, etc.

- Avitaminose: A principal carência é a doença dos 3‘’D’’: Diarreia, Demência e Dermatite; língua com cor avermelhada; ulcerações e edema; salivação excessiva, náuseas, vômitos, cefaleia, tontura, insônia, depressão, perda de memória; alucinações; alterações motoras.

- Hipervitaminose: A Niacina não costuma ser tóxica, mas pode provocar coceira, calor excessivo, distúrbios digestivos e ativação de ulceras pépticas.

- Fórmula Química Estrutural da Niacina:

• Vitamina B7 ou B8 (biotina):

-Histórico: Em 1916, Bateman observou que ratos alimentados com clara de ovo crua, como única fonte de proteína, desenvolviam desordens neuromusculares, dermatite e perda de cabelos. Esta síndrome poderia ser prevenida caso se cozinhasse a clara ou se fosse acrescentado fígado ou levedura a sua dieta. Em 1936, Kögl e Tönis isolaram da gema do ovo uma substância que estimulava a levedura e a denominaram de Biotina. Depois, verificou-se que esse fator e aquele que prevenia a intoxicação por clara de ovo eram o mesmo.

- Função: Serve como transportador de dióxido de carbono ativado; funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos; ajuda no tratamento da calvície; acalma as dores musculares; alivia a eczema e a dermatite; mantém a pele e sistema circulatório saudáveis; quebra gorduras e proteínas; papel importante no crescimento dos cabelos; ajuda no trabalho das outras vitaminas B.

- Fonte: carnes, gema de ovos; leite, peixes e nozes. A dose recomendada é de 100 a 200 mcg.

- Avitaminose: é muito rara a carência dessa vitamina, só aparecem quando houver destruição das bactérias intestinais, administração de antimetabólicos da biotina e alimentação com clara de ovo crua. Nesses casos pode surgir casos de glossite atrófica, dores musculares, falta de apetite, flacidez, dermatite, queda de cabelo e alterações do eletrocardiograma.

Obs: Crianças com seborreia e pessoas com defeitos genéticos são tratados com doses de 5 a 10mg/dia de biotina.

- Hipovitaminose: A alta dosagem de biotina pode causar diarréia.

- Fórmula Química Estrutural da Biotina:

• Vitamina B9 (Ácido Fólico):

- Histórico: 1931 Lucy Wills observa na Índia os efeitos de extratos de fígado e levedura na anemia macrocítica tropical e conclui que esta doença deve ser devida a uma deficiência na dieta alimentar. Ela reconhece que a levedura contém um agente curativo igual em potência àquele do fígado.

1938 Day e os seus colaboradores encontram um fator de anti-anemia para os macacos na levadura e designaram-no "vitamina M". Na mesma altura Stokstad e Manning descobrem um fator de crescimento para os frangos, ao qual chamam "Fator U".

1939 Hogan e Parrott identificam um fator anti anemia para os frangos em extractos de fígado, ao qual chamam "Vitamina BC".

1940 São descobertos fatores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com