TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  4/5/2017  •  Resenha  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

Faculdade de Ciências da Saúde

Curso Licenciatura em Educação Física

BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

Proteínas

1º BIMESTRE

Carlos Eduardo Bais

R.A. 2921728478

Presidente Prudente

Março 2017

Resumo 2

  A maioria das proteínas e enzimas é sintetizada e degradada, o corpo humano não possui um sistema de armazenamento de excesso de proteínas da alimentação e todo o resto desnecessário é oxidado e o nitrogênio excretado. Embora a estrutura total do organismo seja bastante estável. Esse processo importante no reparo do tecido lesado e na cicatrização de feridas.

 As proteínas são produzidas a partir de aminoácidos usando informação codificada nos genes.

  O músculo possui uma capacidade de se adaptar em resposta a diferente padrões de atividade ou ao desuso. Sofrendo alterações, no tamanho muscular, na composição da fibra, na capacidade metabólica e na densidade capilar.

        Treinamento forte de resistência em longo prazo resulta em hipertrofia muscular e ganho de força, que tem como vantagem melhoria na força que resulta em trabalho muscular em uma fração mais baixa de sua capacidade, o aumento na massa muscular significa que mais tecido está disponível para executar trabalho e capacidade maior dos sistemas anaeróbicos produtores de energia.

        A desvantagem é o peso extra a ser carregado que é o aumento no diâmetro dessas fibras, portanto atletas ou não tem as mesmas distribuições de fibras em seus músculos.

        O envelhecimento tem efeitos sobre tamanho e a função muscular.

        A massa muscular reduzida pode ser devido a um tamanho reduzido da fibra muscular (tipo II), pode haver também uma redução no numero total de fibras causada por uma perda dos moto neurônios, a desenervação conduz à atrofia muscular e á substituição eventual por tecido conjuntivo.

        A perda da massa muscular associada com a idade pode ser causada pelo próprio envelhecimento ou pode ser resultado do nível reduzido de atividade física. Porém mesmo na velhice o musculo possui a capacidade de se adaptar em resposta ao treinamento de força; obedecendo a frequência; intensidade e a duração do exercício pode determinar a extensão das adaptações ao treinamento.

        Proteínas: características estruturais e funcionais

        As composição proteica de um tecido determina suas capacidades metabólicas e funcionais.

        Por exemplo: a presença de moléculas de actina (proteína) e da miosina(proteína) no musculo confere a capacidade ao tecido de se contrair.

        As proteínas e os aminoácidos e também constituem ou atuam como precursores para muitos hormônios do organismo, peptídeos reguladores e neurotransmissores, agem como receptores para esses sistemas de sinalização e outras funções.

        Aminoácidos: A estrutura básica de todos os aminoácidos consiste em um grupamento amino e em um grupamento carboxila unidos a um único átomo de carbono.

        Proteínas são compostas de cadeias longas de aminoácidos.

        No organismo estão presentes 20 aminoácidos, unidos em cadeias pequenas, formando os peptídeos, ou em estruturas mais longas e mais complexas, formando polipeptídeos ou proteínas.

  Os aminoácidos contêm carbono, hidrogênio e oxigênio, glicídeos e lipídeos e nitrogênio; o aminoácido cisteína e metionina também contem enxofre.  

  A estrutura básica de todos os aminoácidos consiste em um grupamento amino (-NH) e um grupamento carboxila (-COOH) unidos a um único átomo de carbono também está presente uma cadeia lateral orgânica que dá aos aminoácidos sua estrutura características. Em pH fisiológico existem principalmente na forma ionizada como NH+ e CO-.

        Aminoácidos essenciais não podem ser sintetizados pelo homem e deve estar presente na alimentação.

        Glicina (um aminoácido) que não é oticamente ativo, ocorrem na forma enantiomorfa L: isto é; eles estão configurados de modo tal que desviam a luz polarizada; refletindo o formato da molécula o que determina sua capacidade de interação com outras moléculas que determina o dobramento das cadeias do aminoácidos para formarem estruturas proteínas complexas com outros ativos que podem reconhecer outras moléculas e agir como catalizadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com