TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Monografias: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEREZINHA PEREIRA CAMBOIM MEDEIROS

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Patos-PB.

2012

TEREZINHA PEREIRA CAMBOIM MEDEIROS

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho interdiciplinar apresentado ao Curso do sétimo semestre de ciências contábéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Professores: Régis Garcia

Joenice L.D.Santos

Vitor Júnior

Fábio Proença

Vania A.S.Machado

Patos-PB.

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE 5

a. Contabilidade na Atualidade 5

b. Áreas de atuação da contabilidade 6

2.2 CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 7

a.Crescimento da controladoria na área pública 7

2.3 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 8

a. Impostos não Cumulativos 8

b. Tributação pelo Lucro Real 8

2.4 AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL 10

b. Principais Procedimentos Períciais 12

a. Principais diferenças da Auditoria Externa e Auditoria Interna 10

2.5 CONTABILIDADE E TERCEIRO SETOR 14

a.O Papel da Contabilidade nas Entidades do Terceiro Setor 14

b. Exemplo de uma Entidade de Terceiro setor 14

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1. INTRODUÇÃO

A atuação da contabilidade nas empresas seja elas de pequeno ou grande porte, como também nas entidades sem fins lucraivos de um modo em geral é de suma importância, pois a cada dia que se passa o contador vai se aperfeiçoando e assim conquistando mais espaço nesse mercado tão competitivo, seja na área pública ou privada. Neste trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação da contabilidade, e a importância dela perante esses orgãos , mostrando a forma de tributação pelo Lucro Real, e suas respectivas alíquotas.

Enfatizando sempre a importância da Auditoria e da Perícia Contábil, dentro da empresa, ou dos orçãos públicos, para que assim seja tomadas as devidas decisões. Mostrando os principais procedimentos periciais, como também a importância da contabilidade no terceiro setor.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

a. Contabilidade na Atualidade

A contabilidade atual está em processo de transformação e cada vez mais esta se adequando às novas exigências da sociedade, aprofundando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade.

A concorrência fechada nos dias atuais, em grande parte se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.

O contador atual, está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz.

O contador vive em constante processo de formar e buscar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional.

A importância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial; temos como exemplo a participação cada vez maior de profissionais no centro de estudos contábeis em todo o mundo, buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais. Uma das barreiras existentes e a grande dificuldade em se padronizar relatórios contábeis para uma utilização internacional.

O contador fica responsável por conhecer não apenas seu cliente, mas seus concorrentes, fornecedores e o mercado globalizado. Daí a necessidade do planejamento é essencial para o contador atualmente, tanto a verificação constante de legislação dos impostos e a adequação a cada empresa são as principais fases do plano de negócio e acompanhamento da empresa, pois a cada ano que se passa aumentam mais os impostos e os contadores devem se adequar a cada um deles, planejando e adequando seu tempo e serviço as novas obrigações.

b. Áreas de Atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com