TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de atuação da contabilidade

Tese: Áreas de atuação da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO

Danilto Taliari

Áreas de atuação da contabilidade

Rolim de moura

2011

Danilto Taliari

Áreas de atuação da contabilidade

Trabalho apresentado ao Curso (ciências contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Áreas de atuação da contabilidade].

Rolim de Moura

2011

Sumario:

Introdução

1. Pericia contábil:

A) Principais procedimentos periciais: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

2. Auditoria:

A) Interna.

B) Externa.

3. Controladoria:

4. Planejamento tributário:

A) Impostos Cumulativos e não-Cumulativos.

B) Tributação do Lucro Real, Presumido e Arbitrado.

5. Ciências Atuarias – qual a historia das ciências atuarias no Brasil e os desafios dessa atividade contemporaneamente:

A) O que é o Atuária:

a) Ciências atuarias estuda o que e objetiva o que.

b) Para quem a atuaria presta serviço.

B) O Profissional Atuário:

a) Quais as principais características do profissional atuário.

b) O mercado para esse profissional está em crescimento.

C) SUSEP

a) Para que serve a SUSEP.

b) Qual a relação da SUSEP com o trabalho do atuário.

6. Conclusão:

7. Referencias:

Introdução:

O trabalho teve como finalidade o estudo sobre Áreas de atuação da contabilidade, envolvendo conceitos de varias áreas referentes a Pericia contábil e seus procedimentos, periciais, a auditorias e suas finalidades, referente à controladoria na contabilidade, sobre os planejamentos tributários, sobre as ciências atuariais e sua historia na contabilidade. Sendo um trabalho de grande ajuda para desenvolver um melhor conhecimento nas áreas abrandadas.

1. Pericia contábil

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

A perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.

A) Principais procedimentos periciais: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

Exame:

Consiste na análise de livros, dos registros das transações e confrontação com todos os documentos disponíveis sobre o fato tácito.

Vistoria:

É uma ou mais diligências que objetivam a verificação e a constatação da situação, coisa ou fato, de forma circunstancial, podendo ser utilizada como comprovação do fato.

Indagação:

É a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia, de preferência efetuadas com as pessoas mais próximas do objeto possível.

Investigação:

Consiste na pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

Arbitramento:

É a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico e objetivo, sem deixar nenhuma sombra de duvidas que aquele é o melhor para a lide.

Mensuração:

É o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações, fazendo com que o mesmo seja sempre a expressão da realidade.

Avaliação:

É o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas, sempre levando em consideração as diversas variáveis que fazem parte do processo.

Certificação:

É o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional. Desta forma, numa perícia contábil, o perito pode utilizar-se de um ou mais procedimentos, buscando fundamentar as conclusões a que chegará, fazendo com que o seu trabalho tenha sempre condições de ser provado e demonstrado em qualquer situação.

2. Auditoria:

É um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos.

A) Interna:

Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com