TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÓLEO VERDE

Projeto de pesquisa: ÓLEO VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

PETRÓLEO VERDE

Trabalho de complementação para a nota da AV3 da disciplina Química do Petróleo do 5o semestre do curso de Bacharelado em Engenharia de Petróleo e Gás do Centro Universitário Jorge Amado.

Orientador: Ryuichi Watanabe

Salvador

2014

RESUMO

O trabalho apresenta a possibilidade do uso da Glicerina como matéria prima para derivados do Petróleo. A proposta é disponibilizar diversas informações sobre a composição química, exemplos, testes e experiências já utilizadas com glicerina. Neste estudo, será aprofundar a respeito da glicerina como matéria mais barata e com menos impacto ambiental, que será discutida por meio da pesquisa de informações e imagens, transmitindo, com isso, todo conhecimento adquirido nesta investigação. A metodologia deste trabalho será detalhada a partir da concepção inicial de química do petróleo, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Glicerina bruta é o subproduto da produção de biodiesel e o valor Econômico

da glicerina pode afetar a rentabilidade da produção de biodiesel. Com o crescimento da taxa de produção de glicerina, o seu mercado de valores caiu consideravelmente. Portanto, a conversão de glicerina em produtos de valor agregado pode reduzir o custo global, assim, conduzindo a uma produção mais econômica de biodiesel. Em uma reação de carboxilação direta, CO2 reage com a glicerina para produzir carbonato de glicerina e água. Este estudo apresenta uma comparação direta das análises econômica de produção de biodiesel convencional e a possível utilização da unidade de produção de carbonato de biodiesel em glicerina nas próximas gerações.

PALAVRAS-CHAVE: biodiesel, carboxilação de glicerina, glicerina, heterogêneo

catalisador, carbonato de glicerina, análise econômica, petróleo.

SUMARIO

1.0 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 05

2.0 OBJETIVO.............................................................................................................. 2.1 OBJETIVOS GERAIS............................................................................................. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................................3.0 JUSTIFICATIVA...................................................................................................... 06060607

4.0 METODOLOGIA..................................................................................................... 08

5.0 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 09

6.0 CONCLUSÃO......................................................................................................... 13

7.0 REFERÊNCIAS........................................................................................................ 14

1 INTRODUÇÃO

Cerca de 1 kg de glicerina é formada por cada 10 kg de biodiesel produzido (Nguyen e Demirel, 2010a). Existe uma relação inversa entre o custo de produção de biodiesel e as variações do valor de mercado da glicerina. O custo da produção do biodiesel aumenta em U$ 0,008 / galão para cada US $ 0.01 / lb de redução em glicerina do preço de venda (Zheng et al., 2008). Assim, os sistemas de utilização econômica de glicerina, tais como a carboxilação de glicerina para glicerina carbonato podem levar a uma produção de biodiesel mais econômico.

A glicerina é um composto poliol de baixa toxicidade que podem ser usadas para produzir polímeros, éteres, hidrogênio, carbonato de glicerina e variam outras químicas finas, compostas por processos catalíticos à base de glicerina seletiva, tais como desidratação, hidrogenólise, esterificação, oxidação, e carboxilação (Chun-Hui et al. 2008; Olga et al., 2009).

Carboxilação directa de dióxido de carbono (CO2) e glicerina para produzir água e carbonato de glicerina é um dos processos mais amigáveis do meio-ambiente, devido ao consumo dos dois produtos secundários, CO2 e glicerina (Aresta et al, 2006;. George et al, 2009;. Vieville etal., 1998). Até agora, apenas 35% de conversão foi relatado quando a reação prossegue a alta pressão e alta temperatura (George et al., 2009). Portanto, o desenvolvimento de um catalisador mais robusto para a carboxilação direta é desejável (DiBenedetto et al., 2011).

Carbonato de glicerina é um intermediário químico, com muitas áreas potenciais

de aplicação, tais como, solvente prótico reativa, um substituto para o carbonato de etileno,

carbonato de propileno, derivados ciclocarbonato, solventes para o electrólito da bateria,

lubrificantes, plastificante arquivamento, ingredientes para cosméticos, e monômeros para polimerização. É também um novo componente de separação de camadas de gás, revestimentos, tintas e agentes tensioactivos. Pode atuar como um reactivo não volátil, solvente para vários tipos de materiais. Além disso, pode servir como uma fonte de novos materiais poliméricos, para a produção de policarbonatos e poliuretanas (Chun-Hui et al, 2008;.. Olga et al, 2009).

2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

· Investigar, à luz da fundamentação teórica e por meio das observações e dos dados coletados, a utilização de glicerina como matéria prima para derivados do petróleo.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

· Mostrar como é processada a glicerina, para obtenção de derivados do petróleo, evidenciada nas refinarias.

· Elaborar uma seqüência didática que contribua para demonstrar o aprendizado do conceito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com