TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.874 Palavras (20 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 20

Responda às questões abaixo:

QUESTÕES

  1. Quantos são, e quais são os sistemas orgânicos do corpo humano? São dez: Sistema Esquelético, Sistema Digestivo, Sistema Respiratório, Sistema Muscular, Sistema Circulatório, Sistema Urinário, Sistema Endócrino, Sistema Nervoso, Sistema Reprodutor, Sistema Linfático.
  2. Diferencie os termos: normal; variação anatômica; anomalia e monstruosidade.
  3. Quais são os fatores de variação anatômica? Idade, Gênero, Etnia, Biótipo, Evolução e Ambiente.
  4. Descreva a posição anatômica e dê sua importância. A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. É importante para os anatomistas, quando vão fazer seus estudos ou quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
  5. Quais são os planos de delimitação, planos de secção e eixos de movimento do corpo humano? Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos imaginários tangentes à sua superfície, formando um sólido geométrico do tipo paralelepípedo.  Dois verticais, sendo, um tangente ao ventre, nomeado de plano ventral ou anterior e outro ao dorso, nomeado de plano dorsal ou posterior. Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos (articulações diartrose). 
  6. Dê os planos e eixos dos seguintes movimentos:
  1. Flexão do ombro: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
  2. Abdução do punho: Movimento no plano frontal, quando um segmento move-se para longe da linha sagital (média) do corpo.
  3. Rotação externa do quadril: Movimento no plano horizontal, em que a face anterior da estrutura volta-se para o plano lateral do corpo.
  4. Flexão plantar: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
  5. Adução horizontal do ombro: Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução quando o segmento volta para a posição anatômica.
  6. Supinação do antebraço: Movimento de rotação do antebraço pelo qual a palma da mão torna-se superior ou anterior.
  7. Flexão lateral do pescoço: Movimento no plano frontal em que a estrutura desvia a linha sagital para as laterais direita ou esquerda.
  8. Adução do polegar: Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução quando o segmento volta para a posição anatômica.
  9. Retroversão do quadril: Movimento no plano sagital, onde a estrutura inclina-se para trás, logo a espinha ilíaca ântero-superior posterioriza-se à sínfise púbica.
  10. Extensão do joelho: Movimento no plano sagital, em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) afastam-se um do outro.

  1. Qual a definição do sistema esquelético? O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
  2. Como se divide o esqueleto, e quais ossos compõem cada parte? Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.

Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores

  1. Cite e explique as funções do sistema esquelético. O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.

  1. Quais são as classificações dos ossos? Dê pelo menos 1 exemplo de cada. 

Ossos Longos;  Exemplo: Fêmur. Ossos Curtos; Exemplo: Ossos do Carpo. Ossos Laminares (Planos); Exemplos: Frontal e Parietal. Ossos Alongados; Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos; Exemplo: Esfenoide. Ossos Irregulares; Exemplo: Vértebras. Ossos Sesamoides; Exemplo: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção. Ossos Suturais; Exemplos: São pequenos ossos localizados dentro de articulações.

  1. Defina substância compacta e substância esponjosa. Substância compacta, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por esta razão, este tipo é mais denso e rijo. substância esponjosa as lamínulas de tecido ósseo encontram mais irregulares em forma e tamanho e deixam espaços (lacunas) que se comunicam umas com as outras. 
  2. O que é e qual a função do periósteo? O periósteo é uma membrana do tecido conjuntivo que reveste a parte externa do osso. Tem diversas funções, como envolver nervos e vasos, produzir células novas e de substituição, mas a principal é a de proteção. O periósteo protege o osso.
  3. Quais são os tipos de marcas ósseas e quais as funções delas? Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares. Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise e um corpo, chamado de diáfise. Este possui em seu interior um canal medular onde aloja a medula óssea. Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé). Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros. Já os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.
  4. O que é uma articulação? Ponto de contato, de junção de duas partes do corpo ou de dois ou mais ossos.
  5. Quais são os tipos de articulações e qual o elemento interposto em cada uma delas? 

Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. 

Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (340.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com