TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação Fisica

Por:   •  12/5/2019  •  Dissertação  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Preparação Física geral

Periodização na Preparação Física.

Faculdade Clarentiano

Educação Física (Bacharelado)

Aluno: Djones marcos Farias

Fase: 7 fase

Comparação Entre Modelos de Periodização

Periodização clássica de força e potência

Métodos clássicos de periodização de força e potência se valem do aumento progressivo da intensidade e o decréscimo do volume, com pequenas variações em cada microciclo de 1 a 4 semanas. A tendência geral dos programas de força e potência é de 16 semanas, o aumento é linear e uniforme na intensidade dos treinos ao mesmo tempo que ocorre o decréscimo no volume do exercício.

Neste modelo de periodização são combinados de 2 a 4 mesociclos para criar um macrociclo, com uma fase de pico no término do macrociclo e um ciclo de descanso ativo após a fase de pico. Tendo por resultado adaptações no sistema nervoso necessárias para o recrutamento potencializado de unidades motoras, conforme a intensidade aumenta o sistema nervoso promove nas fases de pico a maximização nas adaptações neurais em todos os músculos envolvidos no exercício.

Periodização não-linear

A grande variação diária nos estímulos de treinamento é umas das razões pelas quais os programas de treinamento não-linear foram desenvolvidos. O programa permite uma variação substancial na intensidade e no volume dentro de cada semana no mesociclo que vai de 12 a 16 semanas. Além das variações no volume e intensidade durante um microciclo de treinamento não-linear, qualquer variável como intervalo de descanso ou sequência de exercício pode ser modificada para favorecer os objetivos de treinamento de cada praticante.

Neste modelo a intensidade varia largamente em termos de percentagem durante a semana no treinamento não-linear e a principal diferença prática entre os treinamentos de força e potência e os programas não lineares é que nestes o praticante e que nestes o praticante exercita os vários componentes treináveis do sistema neuromuscular.

Periodização não-linear flexível

O conceito da periodização não-linear flexível surgiu devido as desafios enfrentadas por atletas durante o treinamento em período de competições , sendo conhecida também por periodização não linear não-planejada, tendo a delineação de um ciclo de 7ª 10 dias dentro de um mesociclo de 12 semanas. A periodização não-linear flexível resulta em padrões de interação altamente variados entre volume e intensidade, possibilitando que a intensidade e o volume se ajustem em função dos estresses físicos e psicológicos do atleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com