TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Psicomotora na infância

Por:   •  5/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

WILLIAM HENRIQUE RODRIGUES MACHADO

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JUNTO A EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 4][pic 5]

Campo Grande

2019

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

WILLIAM HENRIQUE RODRIGUES MACHADO

A IMPOTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JUNTO A EDUCAÇÃO FÍSICA

Pesquisa do Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA da Faculdade UNIGRAN CAPITAL, apresentado ao professor de Me. Rodrigo Aranda Serra, para fins de avaliação parcial da disciplina de Metodologia Científica.

[pic 9][pic 10]

Campo Grande 

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............ 3

  1. PERGUNTA PROBLEMA ..........3
  2. HIPÓTESE..........3
  1. JUSTIFICATIVA .......... 4
  2. OBJETIVO.......... 4
  3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..........4
  4. METODOLOGIA.......... 5
  5. CRONOGRAMA .......... 6
  6. REFERENCIA ..........6
  7. APÊNDICE ..........8

1 INTRODUÇÃO

Neste estudo encontra-se entender de maneira integra o desenvolvimento psicomotor em alunos nos seus primeiros anos de vida escolar. Destacando-se ainda, importância do trabalho lúdico desenvolvido pelos profissionais de educação, em especial o professor de Educação Física, visto que, o mesmo trabalha de forma direta e integral ao corpo do aluno, trabalhando assim: mente, expressão corporal, capacidade física, tempo e espaço, e sua capacidade motora.

Entende-se então que o trabalho lúdico nesta faixa etária seja de grande importância não apenas algo vago e fútil, traz ainda, novas formas e estímulos no indivíduo. Explorar o espaço de maneira lúdica, estimula o aluno de forma indireta seu desenvolvimento em várias habilidades físicas e motoras, o brincar, saltar, correr, rolar, pode sim aumentar seus níveis de percepção do ambiente em que se encontra, e também, seu nível de atenção em outros casos, visando no âmbito escolar, claramente o aluno com sua percepção de espaço e tempo tem uma concentração maior do que aqueles que anda por algum motivo não conseguiram se desenvolver.

  1. PERGUNTA-PROBLEMA

Por qual motivo desenvolver atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor nos alunos ¿

1.2 HIPÓTESES

Uma criança sem o desenvolvimento psicomotor pode apresentar problemas como, espaço e tempo, problemas em diferenciar letras e consequentemente geram dificuldades na parte de leitura e escrita, podendo ainda em alguns casos mostrar comportamentos de exclusão com os colegas de sala, se distanciando pelo fato de não conseguir tem o mesmo aproveitamento dos demais

  1. JUSTIFICATIVA

Considerando que um indivíduo começa sua vida com a maior parte do seu dia na escola, e que seu desenvolvimento psicomotor, tem como autor principal o professor em especial e educação física. Se esse trabalho não for bem executado o aluno em seus primeiros anos já pode-se notar tais dificuldades em aprendizagem, com isso, cabe ao professor trabalhar o corpo como uma forma de melhorar não somente o físico, mas também a parte psicológica. Trabalhos como lateralizarão, atividades lúdicas, expressões corporais, agilidades e flexibilidades, trazem ao corpo novos estímulos, tendo assim uma formação melhor de neurônios e junto a isso uma melhor capacitação de informações e conhecimento.

3 Objetivos

Objetivo Geral:  Identificar os motivos do desenvolvimento de atividades físicas para o desenvolvimento psicomotor dos alunos.

Objetivo especifico: Analisar os métodos utilizados pelos educadores de educação física nas redes de ensino.

Analisar desde os primeiros anos dos alunos sua capacidade psicomotora e seu desenvolvimento.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O trabalho exercido pelos profissionais da educação infantil, em especial o de educação física, traz em questão a importância do desenvolvimento do aluno, não somente corporal, mas motor e mental. No âmbito escolar, esse trabalho deve prover aos alunos desde seus primeiros passos escolares até sua vida adulta. Segundo Silva (2010, p.5) “as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitos das primeiras iniciativas intelectuais. “

Tendo a escola como um papel primordial, na formação de um novo ser, com conhecimentos sociais e com expressões corporais, cabe ao mesmo explorar de forma lúdica o desenvolvimento físico e também trabalhar de maneira integra o psicológico dos alunos. De acordo com Dos Santos e Costa (2015, p.1,2) cita-se que “ ser criança é estudar brincando, conversar e aprender, criar ensinar, ser e ousar, rir e chorar, assim é a criança na Educação Infantil. Compreende o mundo interpretando-o vive intensamente, brinca e sem saber constrói conhecimentos importantíssimo que irão acompanha-la por toda vida. ”

A utilização e importância desse tipo de trabalho, levando o lúdico as crianças de modo que se trabalhe de maneira involuntária suas habilidades cognitivas, e ainda as habilidades físicas, tais como lateralidade, flexibilidade, agilidade e espaço e tempo, mostra que a educação física tem seu papel extremamente importante, podendo assim levar o aluno desde seus primeiros anos de escola em uma evolução crescente de concentração e memorização em outros campos de estudo.

Visando que a base curricular do aluno em seu início tende a ter maior importância, levando assim o conhecimento a uma harmonia e elevação para o resto da vida, para Dos Santos e Costa (VELASCO,1996 p.27):

 O desenvolvimento psicomotor se processa de acordo a maturação do sistema nervoso central, assim a ação do brincar não deve ser considerada vazia e abstrata, pois é desta forma que a criança capacita o organismo a responder aos estímulos oferecidos pelo ato de brincar, manipular a situação será uma maneira eficiente da criança ordenar os pensamentos, e elaborar atos motores adequados a requisição.

Em alguns casos temos em crianças, o defect de atenção geralmente são as imperativas, mostra que o aluno deve ter sim uma maneira lúdica, mas também, deve se manter sob regras, não o deixando com desatenção. O trabalho da escola nesses casos vem junto com o trabalho dos pais, que segundo Alexandra P. Araújo (2002 p. 5):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com