TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boato, Elvio Marcos: Introdução à Educação Psicomotora: A Vez E A Voz Do Corpo Na Escola. Brasília: Hidelbrando Editor E Autores Associados, 2006.

Casos: Boato, Elvio Marcos: Introdução à Educação Psicomotora: A Vez E A Voz Do Corpo Na Escola. Brasília: Hidelbrando Editor E Autores Associados, 2006.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  1.735 Visualizações

Página 1 de 4

O texto, trata-se do estudo da psicomotricidade que na experiência e visão de vários autores, filósofos e pesquisadores que será entendida como uma ciência que tem por objeto de estudo o homem, por meio do seu corpo em movimento nas relações com seu mundo externo e interno.

O que é psicomotricidade? É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

A Psicomotricidade atua em três campos de trabalho: redução psicomotora, terapia psicomotora e educação psicomotora. Nos três campos de atuação, a Psicomotricidade busca a unificação do corpo para uma melhor integração do indivíduo consigo, com os outros e com o mundo. Porém, a Terapia e a Reeducação Psicomotora ficam reservadas aos profissionais com formação específica para exercer tais funções, não sendo, portanto, objeto de análise neste trabalho.

Um dos principais autores do estudo da psicomotricidade destaca-se LE BOULCH que diz que a Educação Psicomotora deve ser um caminho que promova a regulação do indivíduo e seu meio, permitindo o “jogo da adaptação” por meio de dois processos: a assimilação que é a integração do exterior às estruturas próprias do sujeito e a acomodação que é a transformação das estruturas próprias em função do meio.

Cada vez que é criado um esquema de coordenação em função de um ajustamento frente a uma nova experiência motora ele é fixado na estrutura nervosa. Esse esquema é modificado cada vez que novas experiências são vivenciadas e a conduta motora torna-se indefinida e é liberada à imaginação. Essa plasticidade é um dos aspectos mais importantes da motricidade humana e é contrária à especialização de movimentos, à sua rigidez e esteriotipação e a educação deve trabalhar no sentido de aprimorar a função de ajustamento de quem depende essa plasticidade.

A Educação Psicomotora busca o ajuste dessa plasticidade e, para tanto, é possível considerar alguns aspectos importantes:

• A criança deve viver ela própria suas experiências. É por meio do vivenciar que ela adquire novas ideias e sentimentos e não pelo ouvir experiências de outros.

• Na prática psicomotora deve-se privilegiar o processo e os meios utilizados pela criança para resolver um problema e os ajustamentos realizados nesse processo e não apenas o resultado final.

• Os trabalhos a serem realizados devem ser escolhidos conforme as necessidades do indivíduo, considerando sua maturação e possibilidade de compreensão e não devem ser impostos.

Coordenação motora é a colocação em ação simultânea de grupos musculares diferentes, com vistas à execução de movimentos amplos e voluntários mais ou menos complexos. A Coordenação Dinâmica Geral implica no envolvimento das diversas partes corporais (tronco, braços, pernas) agindo coordenadamente num tempo e num espaço durante a execução de uma tarefa. Podemos visualizá-la facilmente nas crianças, quando elas estão brincando livremente, correndo, pulando ou subindo em árvores

Coordenação Viso-motora é a capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo todo ou de partes. Influi na realização dos movimentos necessários ao andar, correr, arremessar, chegando até aos mais refinados como cortar, bordar, desenhar e escrever. Quando se trabalha essa função nas aulas, é fundamental que a criança tenha a oportunidade de vivenciar possibilidades de movimentos que permitam o desenvolvimento da coordenação óculo-manual, que é uma forma específica de coordenação visomotora, presente nas atividades manuais (escrever, pintar, desenhar, modelar, etc.).

A motricidade fina, refere-se à capacidade de realizar movimentos intencionais e controlados com as mãos. Envolve, fundamentalmente, o controle de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com