TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amil e o Sistema de Assistência Médica no Brasil

Por:   •  10/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

Processo de trabalho na ESF

A Amil e o Sistema de Assistência Médica no Brasil

O crescimento do setor de saúde suplementar no Brasil, associado com o envelhecimento e melhoria do poder aquisitivo da população foram fatores importantes para a expansão do mercado de saúde privada no país.

Com a decadência e sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), ficou cada vez mais evidente a divisão entre sistema público e privado de saúde no Brasil, fazendo com que uma parcela considerável da população aderisse a planos particulares de saúde, onde havia maior disponibilidade de recursos e facilidade de acesso.

O texto retrata a inovação da Gestão de Saúde da Amil, liderado por Edson Bueno, um médico ousado, que tinha como objetivo trabalhar a prevenção, utilizando diversos recursos possíveis para prevenir as doenças e identificando os clientes de acordo com o seu grau de risco em saúde, com a finalidade de diminuir futuros agravamentos de saúde, evitando assim a oneração do sistema.

Edson Bueno tinha um espirito empreendedor e foi capaz de levar a Amil em umas das maiores organizações brasileiras na área da saúde. Persistente em seus objetivos e com visão de oportunidade, seguiu uma estratégia de integração vertical em serviços de saúde; foi um líder transcendente, pois englobou todas as aptidões. O grupo liderado por ele criou serviços voltados a membros que necessitavam de cuidados especiais e um sistema voltado para a prevenção de doenças.

A Amil tornou-se a maior prestadora de serviço de saúde privada no Brasil, com marketing milionário. O foco era o empregado e o cliente, com planos voltados para clientes corporativos, pessoas físicas, planos odontológicos, oferecendo uma vasta gama de produtos com preços distintos.

Com isso, observa-se através da abordagem do texto, que os modelos de assistência médica da Amil foram integrados, cujo principal objetivo era dar atenção ao paciente, com acompanhamento e encaminhamento à especialidade necessária, garantindo assim a redução de custos, uso responsável de materiais e qualidade no atendimento, sendo assim uma facilitadora que gerava fluxo de clientes para todos os tipos de prestadores de serviços médicos.

Para atuar na prevenção da saúde de seus beneficiários, a Amil desenvolveu dois importantes programas: o Programa Amil de Qualidade de Vida (PAQV) e o GPAR – Gestão de Pacientes de Alto Risco. Além de serviços diferenciados, como o TotalCare — centro de diagnóstico e acompanhamento para pacientes com diabetes, hipertensão e cardiopatias; a Unidade de Correção Postural (UCP), Amil Resgate Saúde, entre outros.

Foi desenvolvido também o Sistema Integrado de Saúde (SIS) – com o objetivo de hierarquizar o cuidado. Os pacientes foram divididos em três grupos que facilitava o entendimento das necessidades de cada um deles.

O autor destaca também o fato da gestão da Amil ter sido realizada de forma englobada com uma rede de tecnologia moderna, integrando dados dos pacientes, de forma a evitar gastos desnecessários e de obter informações pertinentes de seus beneficiários.

Diversos programas foram criados com o intuito de atuar preventivamente na saúde de seus usuários e de seus colaboradores das empresas com as quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com