TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA

Por:   •  10/2/2019  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA

Microbiologia é a ciencia que estuda os microorganismos: vírus, bactérias, fungos e rickettsias.

A estrutura celular divide os seres em dois grupos: os procariotas (possuem uma única molécula de DNA e não tem membrana celular) e as eucariotas (possuem muitas moléculas de DNA, membrana celular e núcleo).

As principais características dos microorganismos estão presentes na sua fácil adaptação ao ambiente em que vive e a mutação, com ela é possível adquirir a resistência aos medicamentos e a não ser mais eliminados com certos tipos de antibióticos.

Tipos de microorganismos

BACTÉRIAS - são unicelulares, podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada, capazes de produzir substâncias nocivas ou não para o homem.

Para identificar as bactérias, é usado o método da Coloração de Gram, no qual esses microorganismos são submetidos a compostos quimicos e de acordo com a fixação da cor são classificados como gram-positivas ou gram-negativas. As gram-positivas possuem uma maior quantidade de peptideoglicano em sua parede celular, o que a torna mais espessa e rígida do que as gram-negativas.

Os principais tipos morfológicos das bactérias são: cocos, bacilos, vibrião, células apendiculadas e quadradas.

VÍRUS - seres submicroscópicos, sempre patogênicos e que necessitam de células vivas para o seu crescimento e proliferação.

Exemplo de doenças causadas por vírus: coqueluche, sarampo, gripe, hepatite, caxumba e etc.

FUNGOS E COGUMELOS - organismo vegetal que vive de substâncias vegetais em estado de putrefação. Do ponto de vista nutritivo, o cogumelo comestível é rico em proteínas e alguns são usados em terapias, como produtores de antibiótico.

Fungos grandes: comestíveis

Fungos pequenos: causadores de micose

RICKETTSIAS - microorganismo que se assemelha a um minusculo bacilo, grupo transitório entre bactérias e vírus, vive como um parasita no tubo digestivo de alguns insetos (piolhos, carrapatos e pulgas) que os transmitem ao homem quando picam.

Respiração

Respiração aeróbia: crescem e se reproduzem na presença de oxigênio

Respiração anaeróbia: não sobrevivem na presença de oxigênio

Tipos de respiração anaeróbia: aerotolerantes (não utilizam oxigênio mas resistem a sua presença) e facultativos (sobrevivem com ou sem oxigênio)

Metabolismo

O metabolismo dos microorganismos é baseado na sua fonte de energia. Existem os dependentes de luz que usam a energia solar pelo processo de bacterioclorofila,  e os dependentes de compostos químicos que absorvem a energia química e convertem em energia de ligação para unir compostos inorgânicos sem precisar da luz solar.

Reprodução

A reprodução bacteriana pode ser assexuada (se reproduzindo por divisão binária) ou sexuada através da junção bacteriana trocando material genético.

Agentes Infecciosos

Infecção é a invasão de micróbios patogênicos ao organismo que se multiplicam, causando a doença. A infecção pode ser inaparente (sintomas despercebidos), localizada (limitada a uma parte do orgão) ou generalizada/sepse (germes na corrente sanguínea).

Resistência é o conjunto de defesas do organismo, sendo exemplificada por barreiras mecânicas como a secreção lacrimal e movimento das pálpebras, ou por barreiras físicas, que se adequam ao bom funcionamento do organismo.

Virulência é o conjunto de micróbios agressivos ao organismo, causando doenças. Seus meios de contaminação mais comuns são pelo ar, fezes, vômito, secreções do nariz e equipamentos inadequados. Um bom jeito de evitá-los é dar ênfase a boa higiene e sempre lavar as mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com