TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionais da Saúde Sofrem Depressão

Por:   •  5/11/2019  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Profissionais da Saúde Sofrem Depressão

                             Adria Peruna

    A depressão é uma doença psicológica que tem atingido pessoas de todas as idades e classes sociais. Segundo o site minha vida, quem sofre dessa doença apresentam: tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo e apetite, ausência de humor e pensamentos suicidas.

 Os profissionais de saúde também sofrem com esse transtorno. Estudo realizado pela Escola de Enfermagem do Ribeirão Preto (EERP), afirma que 40% dos profissionais de saúde sofrem de depressão.

 Eduardo Ribeiro, coordenador do grupo de saúde afirma “Justamente o profissional de saúde que estudou e dedicou tanto tempo para salvar vidas se vê angustiado a ponto de querer tirar a própria vida”.

 O profissional de saúde deve se manter em boas condições físicas, mentais e emocionais para desempenhar um bom serviço, pois quando estes três quesitos estão desequilibrados poderão se prejudicar e prejudicar aquele que esta sob seus cuidados. Esses prejuízos são: diagnosticar errado, passar medicamentos com doses erradas, negligência e sem querer provocar a morte do paciente.

 A vulnerabilidade destes profissionais em relação à doença se dá ao ambiente de trabalho, pois alí enfrenta uma jornada de longas horas e estará lidando com pessoas doentes e sensíveis, bem como suas famílias que precisam de atenção. Em muitas das vezes os profissionais acabam absorvendo problemas dos pacientes e essa absorção vem acarretada de estresse, ansiedade e angustia, abalando sua saúde mental.

 Josie Conti, blogueira, cita em um de seus textos: “ Se eu não consigo me desligar da dor ou mesmo das oscilações de humor do outro, logo, eu também sofro com elas”. Diante disso, os problemas vistos no ambiente hospitalar precisam permanecer lá e não ser levado para casa, pois gera transtornos emocionais.

 O grupo da EERB já realiza palestras para contribuir com o bem-estar físico e mental dos profissionais. Os encontros acontecem em hospitais e são gratuitos, eles abordam temas como depressão e inteligência emocional.

REFERENCIAS

https://noticias.r7.com/saude/estresse-e-depressao-afetam-40-dos-profissionais-de-saude-14092018

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com