TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, Bromatos significa alimentos e logos ciência.

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Nome

RA

Marcia marques Ferreira Silva

3730720455

Samara Barbosa Guimaroes

4997001310

M. lucinda da cruz de oliveira

3723082935

Miriam Lorenço de Abreu

3725697704

[pic 5]


INTRODUÇAO:

A bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, Bromatos significa alimentos e logos ciência.

Ela estuda os alimentos, sua composição química, e sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterante, contaminantes, fraudes etc.

A bromatologia se relaciona com tudo aquilo que de alguma forma é alimento para os seres humanos. Tem haver com o alimento desde a produção, coleta, transporte de matéria-prima até a venda com alimentos natural ou industrializado, verifica se o alimento se enquadra nas especificações legais detecta a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se a esterilização é adequada, se existiu contaminação com tipo e tamanho de embalagens, rótulos, desenhos e tipos de letras e tintas utilizadas. Enfim, tem a ver com todos os diferentes aspectos que envolvem um alimento, com isso permitindo o juízo sobre a qualidade do mesmo. Química bromatológica estuda a composição química dos alimentos, bem como suas características de aptidão para o seu consumo. Importante conhecer técnicas e métodos adequados que permitam conhecer a composição centesimal dos alimentos, ou seja, determinar o percentual de umidade, minerais, proteínas, lipídeos, fibras e carboidratos, que permitam o cálculo do volume calórico do alimento.

Objetivo:

Realizar uma técnica qualitativa com um mesmo alimento, mas com técnicos diferentes.

Quarteio:

O quarteio é a técnica mais utilizada para alimentos sólidos, onde consiste em cortar o alimento em quatro partes iguais e retira partes opostas para ser analisada, assim teremos a certeza de que todo o alimento foi utilizado.

A amostra bruta é muito grande para ser trabalhada no laboratório e, portanto, deve ser reduzida. A redução vai depender do tipo de produto a ser analisado e da análise.

Material utilizado:

Tabela:

Quantidade

Discrição do material

01

Faca

01

Pistilo

01

Gral

02

Vidro relógio

01

Cadinha

 02

Espátulas

Amostras:

  • 02 Biscoitos de doce
  • 02 Maças

Técnica realizada:

Num gral colocou os 2 biscoitos picados e, triturou até ficar uma farinha bem refinada, colocou num vidro relógio e reservou.

Pegou-se a maça e cortou utilizando a técnica de quarteio (horizontal e vertical), usando partes opostas, após o corte foi descascada e retirada todos os interferentes, tais como:

  • Talo
  • Casca
  • Sementes

Realizado a retirada dos interferentes, foi picada em tamanho pequenos e triturado no gral por alguns minutos até formar uma papinha. Retirando-o do gral foi colocado num vidro relógio e levado para uma bancada de analises    junto com a farinha do biscoito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com