TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE FERRAMENTA QUANTITATIVA PARA SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS INIBIDORES DA ECA

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.491 Palavras (26 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

A seleção é um processo de escolha de medicamentos, baseada em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), visando assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos com a finalidade de racionalizar seu uso, harmonizar condutas terapêuticas, direcionar o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas. É a atividade mais importante da Assistência Farmacêutica, pois é a partir da seleção que são desenvolvidas as demais atividades. A seleção deve ser acompanhada da elaboração de formulário terapêutico, documento que reúne informações técnico-científicas relevantes e atualizadas sobre os medicamentos selecionados, servindo de subsídio fundamental aos prescritores. É um processo dinâmico, participativo, que precisa ser bem articulado e deve envolver a maior representatividade de especialidades médicas e profissionais da saúde. [1]

A Hipertensão Arterial é definida quando há persistência de pressão arterial sistólica acima de 135mmHg e diastólica acima de 85mmHg, sendo hoje considerada um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Atualmente, é considerada um dos mais importantes fatores de risco para doença cardiovascular, por apresentar alta prevalência e por ter forte relação de risco com eventos cardiovasculares fatais e não fatais, sendo essa relação contínua, positiva e independente de outros fatores. [2]

O tratamento medicamentoso deve ser individualizado e ter como princípios gerais aeficácia por via oral e boa tolerância, além de permitir a administração do menor númeropossível de tomadas diárias, com preferência para aqueles com posologia de dose únicadiária.[3]

Os inibidores da ECA estão hoje entre os anti-hipertensivos com o maior número deindicações terapêuticas, além da hipertensão arterial. São hipotensores muito eficazes, tantoem monoterapia como em associação com outras drogas, especialmente diurético.[4]

2 OBJETIVOS

Para o tratamento (controle) da hipertensão arterial sabe-se que há diversos medicamentos de diferentes classes que são utilizados, dentre os mais utilizados se econtram os inibidores da ECA.

Visto que há diversos medicamentos desta classe, este trabalho procurou destaca-los de forma a ser possível a aplicação da ferramente quantitativa para a seleção de medicamento que melhor atenda aos critérios de seleção.

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Aplicar metodologia uma metodologia quantitativa de seleção de medicamentos antihipertensivos inibidores da ECA, de forma a orientar a seleção destes em uma instituição de saúde, seja ela privada ou pública.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Elaborar uma revisão bibliográfica sobre os inibidores da ECA disponíveis o mercado farmacêutico Brasileiro.

* Elaborar uma ferramenta (planilha) com critérios que orientem a seleção os inibidores da ECA que melhor atenda ao perfil epidemiólogico de uma instituição de saúde.

* Aplicar a ferramente desenvolvida para medicamentos inbidores da ECA

* Avaliar frente ao desempenho nos critérios pré estabelecidos, qual ou quais os medicamentos que melhor atendem a instituição.

* Sugerir os medicamentos da classe IECA que apresentarem melhor desempenho frente aos critérios.

3 HIPÓTESE

Sabe-se que há diversos medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina ( ECA) disponível para comercialização e aquisição no mercado Brasileiro.

Tais medicamentos, por mais que apresentam mecanismo de ação semelhante é sabido que ainda sim existem diferenças entre eles, diferenças estas que justificam a necessidade de selecionar e padronizar medicamentos desta classe.

Tendo em vista tal necessidade, como realizar o processo de seleção e padronização de medicamentos inibidores da ECA para uma dada instituição de saúde?

4 JUSTIFICATIVA

O processo de seleção de medicamentos é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento das atividades realizadas em instituiçao de saúde.

A inserção de medicamentos específicos para o tratamento de uma determinada doença no arsenal terapêutico de uma dada institução de saúde, visa o estabelecimento de práticas seguras que corroboram para o uso racional de medicamentos.

Tendo em vista que os inibidores da ECA é uma classe de medicamentos muito utilizada no controle da hipertensão arterial sistêmica com vários representantes (captopril, cilazapril, lisinopril, maleato de enalapril e ramipril), infere-se que critérios sejam estabelecidos para orientar a seleção de forma a implementar o uso de medicamentos com maior evidência de eficácia, efetividade, qualidade e segurança, para que o uso racional de medicamentos seja praticado, de modo a proporcionar efeitos positivos no tratamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos e contribuir de forma direta á instituição através do exercício da farmacoeconomia.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito (DM)[5,6] . No Brasil, HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV).7 Junto com DM, suas complicações (cardíacas, renais e AVE) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em US$ 4,18 bilhões entre 2006 e 2015[7].

O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares do paciente hipertenso, aumentadas em decorrência dos altos níveis tensionais.

Para a terapia farmacológica, utiliza-se agentes anti-hipertensivos que permitem não somente a redução dos níveis tensionais, mas também a redução da taxa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com