TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia

Por:   •  8/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

APS 1

“Planos de Construção do Corpo Humano”

        Na Anatomia (estudo do corpo humano macro e microscopicamente), o objeto de estudo (corpo humano) sofre algumas diferenças morfológicas quando observado um grupo de indivíduos. Tais diferenças são denominadas variações anatômicas, e essas são referentes ao que é considerado “normal” e “padrão” para o anatomista, e segundo DANGELO, J.G., FATTINI, C. A. “... na variação anatômica não há prejuízo da função...”. Existem fatores gerais e fatores individuais de variação anatômica que podem ser ressaltados, com variações internas e externas, pode citar-se: idade, sexo, raça, biótipo, entre outros. Um exemplo disso são os indivíduos considerados longilíneos, brevilíneos ou até mesmo mediolíneos.

        Quando um fator de variação foge à regra do que é “normal”, então é considerado uma anomalia, que tem como termo próprio “monstruosidade”. Para DANGELO, J.G., FATTINI, C. A. tais variações morfológicas “... determinam perturbação funcional: por exemplo, o indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão direita...”. Vale ressaltar que tal monstruosidade não deve ser confundida com variações anatômicas.

        O corpo humano pode ser “dividido” de várias maneiras, e essas divisões podem se dar através dos treze sistemas que o corpo humano possui (sistema tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, urinário, endócrino, sensorial, genital – feminino e masculino), ou através do agrupamento por aparelhos (locomotor, urogenital), pode ser dividido também através da formação dos esqueletos axial (cabeça, pescoço, tronco, sacro e caixa torácica) ou apendiculares – superior (ombro, região axilar, braço, cotovelo, região cubital, antebraço, punho, mão, artelhos e polegar) – inferior (quadril, região inguinal, coxa, joelho, região poplítea, perna, tornozelo, pé, artelhos e hálux), também através dos planos de construção como antimeria (divide o corpo em antímero direito e antímero esquerdo) metameria (divide o corpo em metâmero superior e metâmero inferior) e paquimeria (divide o corpo em paquímero posterior neural/dorsal e paquímero anterior visceral/ ventral), entre outras.

        Nos planos de delimitação do corpo humano, o esqueleto apendicular superior e inferior são divididos através dos planos anterior/ posterior, superior/inferior, laterais. Já no esqueleto axial, os planos são ventral/dorsal, cranial/caudal, laterais.

Dessa forma, é possível traçar também os planos de secção do corpo. O plano mediano divide o esqueleto axial em lateral direita e lateral esquerda. O plano sagital, que é paralelo ao plano mediano, divide o esqueleto apendicular superior e inferior. O plano frontal divide o corpo em anterior e posterior. E o plano transversal divide o corpo em superior e inferior.

        Sendo assim, existem eixos anatômicos que são linhas imaginárias traçadas no corpo do indivíduo, tais eixos são denominados: látero-lateral (linha traçada em sentido lateral onde se torna possível realizar os movimentos de flexão e extensão), ântero-posterior (linha traçada em sentido anterior-posterior onde se torna possível realizar movimentos de inclinação – no esqueleto axial – e abdução e adução – nos esqueletos apendiculares –), crânio-caudal (linha traçada em sentido cabeça-pés onde se torna possível realizar movimentos de rotação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com