TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinais e Sintomas de Pneumologia

Por:   •  13/3/2019  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DA P2 DE PNEUMO

1- COMPREENDER OS SINAIS E SINTOMAS DE PNEUMOLOGIA FACILITA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES CLINICAS, POREM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO JUNTO COM O EXAME FISICO SÃO FERRAMENTAS NECESSARIAS PARA ATENDER DE MODO ABRANGENTE OS USUARIOS QUE BUSCAM O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA . DIANTE DESTE FATO  DISCUTA  OS ELEMENTOS PRINCIPAIS NO EXAME FISICO NO MOMENTO DA INSPEÇÃO ESTATICA E DINAMICA , PALPAÇÃO E AUSCULTA.

 Inspeção: é o processo de observação do paciente. inspecionamos os segmentos corporais,  se há  presença de dismorfias, distúrbios no desenvolvimento, lesões cutâneas, secreções e presença de cateteres e tubos ou outros dispositivos.

 Podemos evidenciar também o estado mental e emocional do paciente , atraves da postura, do contato visual e da forma de comunicação verbal.

Estática: com o paciente parado, observa-se os contornos anatômicos;

Dinâmica: pede-se para que o paciente faça alguns movimentos, observando com atenção e foco no segmento.

Palpação: é uma técnica utilizada para obtenção de dados por meio do tato e da pressão permite a identificar modificações de textura, espessura, consistência, sensibilidade, volume e dureza. Permite a percepção de flutuação, elasticidade e edema.

Tipos de palpação:

Superficial: pressão em profundidade de 1 cm;

Profunda: pressão em profundidade de 4 cm.

 Ausculta: procedimento que possibilita ouvir sons produzidos pelo corpo, que são inaudíveis sem o uso de instrumentos, como por exemplo o estetoscópio para examinarmos os pulmões, coração, artérias e intestino.

Para realizar a ausculta, faz-se necessário um ambiente sem ruídos externos

O estetoscópio deve ser colocado sobre a pele nua;

Durante a ausculta devem ser observadas as características dos sons, como: intensidade, tom, duração e qualidade.

3- comente porque um paciente portador de asma apresenta no exame fisico ausculta sibilancia  : sibilios são achados mais comuns em pacientes com quadro de bloncoespasmo ou obstrução das vias aereas, no caso do asmatico , a asma bronquica em si  é uma das causas mais frequentes de queixas de sibilância, ou da sua ausculta no exame físico

Os sibilos decorrem do estreitamento ou bloqueio (obstrução) parcial de alguma região das vias aéreas. O estreitamento é geral na asma brinquica .

 o paciente pode apresentar esse sibilio por apresentar sintomas como :  tosse, dispneia (falta de ar) e opressão torácica (aperto no peito).

4-  Quando um paciente dpoc bronquitico evolui com um prognóstico de muito grave, muitas das vezes desenvolve uma complicação chamada cor pulmonale, porque isso acontece.

Porque em  pacientes com DPOC ( Doença Pulmonar Obstrutiva )   o ventriculo direito, responsavel pelo transporte de sangue no coração para os pulmões, sofrem alterações estruturais e consequentemente funcionais , desenvolvendo assim a cor pulmonale. que nada mais é que a alteração do ventriculo direito desencadeada por uma doença pulmonar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com